Câmara suspende salário de Vereadores afastados na Mar de Lama

Com protestos, população pedia fim do pagamentos dos vereadores afastados (Foto: Zana Ferreira/ G1)

Foi aprovada na Câmara Municipal de Governador Valadares no início da noite desta segunda-feira(30) a suspensão dos pagamentos dos 13 vereadores afastados na operação “Mar de Lama“, deflagrada pela Polícia Federal em abril.

Por 17 votos favoráveis e um voto contrário, o projeto, de autoria da mesa diretora, foi aprovado pelos vereadores presentes, sendo eles: Carlos Nascimento, Dilene Dileu, Dr. Marcílio Alves, Geremias Brito, Iracy de Matos, Jacob do Salão, José Leiteiro, Juarez Gomes, Heldo Armond, Juca Amorim, Padre Paulo, Paulinho Costa, Pastora Eliana, Pedro da Utilar, Robinho Mifarreg, Rosemary Mafra e Rildo do Hospital.

A discussão e votação do projeto levou aproximadamente quatro horas e foi marcada por diversos protestos por parte da população, que esperava o fim do pagamento dos salários dos investigados que não estão exercendo o mandato.

O voto contrário foi dado pelo vereador Pedro Zacarias (PT), que durante a discussão propôs emenda no projeto, de modo que os pagamentos não fossem suspensos, mas ficassem depositados em juízo.

“Pode-se colocar  à disposição da justiça os subsídios deles e eles vão provar para a Justiça que tem direito a recebê-los. Se provarem a inocência, recebem com juros e correção monetária. Se não provarem, o dinheiro retorna para o cofre público”, explicou Pedro Zacarias.

No entanto, a emenda não foi aprovada pelas comissões de trabalho e nem chegou a ser votada. Antes da votação do projeto, diversos vereadores se pronunciaram contrários a continuar pagando os salários dos afastados. A dificuldade financeira da Câmara, os anseios da população e a moral da casa foram as principais justificativas apresentadas.

“Os subsídios estão suspensos, foi votado e aprovado”, declarou o presidente da Câmara, vereador Pedro da Utilar (PSD).

Os vereadores Sargento Ramalho e Dr. Luciano não compareceram. Segundo a justificativa apresentada pelo Dr. Luciano, ele estava fazendo uma cirurgia que já estava agendada.

FONTEZana Ferreira – G1/Vales
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook