Campanha busca arrecadar instrumentais Odontológicos para estudantes de baixa renda da UFJF-GV

O Departamento de Odontologia do campus avançado de Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora lançou uma campanha junto a Cirurgiões-Dentistas e empresários do setor Odontológico para arrecadar instrumentais utilizados por profissionais da área, que serão emprestados a estudantes do curso que estejam em dificuldades financeiras. O Projeto de Extensão “REUSE: Banco de Instrumentais Odontológicos” busca recolher instrumentais novos e usados como: instrumental clínico,  moldeiras, articuladores e instrumentos rotatórios.

A instituição fornece aos alunos os materiais permanentes e de consumo necessários para prestar atendimento em clínica e realizar treinamentos nos laboratórios. Entretanto, os instrumentais Odontológicos são individuais e de responsabilidade do estudante.

Segundo Gabriel Lacerda, Odontólogo do Departamento de Odontologia e coordenador do Projeto de Extensão, apenas o ingresso na Universidade não garante ao aluno a permanência no curso de Odontologia. “Estima-se que, o valor gasto com instrumentais, durante toda a graduação, seja de aproximadamente treze mil reais. Além disso, o graduando em Odontologia fica impossibilitado de trabalhar para custear as despesas oriundas do curso, pelo fato da estrutura curricular ser em período integral”.

Lacerda ressalta que muitos estudantes possuem outras despesas não relacionadas ao curso. “A situação fica ainda mais complicada quando o acadêmico possui outras despesas, por exemplo, moradia (pois muitos são de outras regiões), transporte e alimentação. Ou seja, as despesas com a graduação, somadas às despesas citadas anteriormente podem vir a motivar o acadêmico de Odontologia a desistir do curso”.

Os interessados podem fazer a doação de instrumental Odontológico nos seguintes endereços:

Associação Brasileira de Odontologia
Rua das Gaivotas, 412, Alto Esplanada

Funorte
Rua Prudente de Morais, 601, Centro

Mais informações pelo telefone (33) 3301.1000 ramal 6539

FONTESecom/UFJF
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook