Campanha irá arrecadar livros em Valadares

Incentivar o hábito de leitura nunca é demais. Pelo contrário. “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem”, já dizia Mário Quintana. Sempre com esse intuito de espalhar poesia pela cidade, o Sarau do Psia lança a Campanha de Doação de Livros, com a finalidade de contribuir para a formação de bibliotecas comunitárias e mais espaços de leitura em Valadares. A campanha é uma parceria entre os “Amigos da Poesia”, a Juventude Solidária, o Sarau do Psia e associações de bairros na cidade.

Qualquer pessoa poderá doar livros, os quais deverão ser entregues no Instituto Psia a partir do dia 13 de fevereiro, no Bar Arakisan, na rua Duarte Coelho, 612, bairro Morada do Vale. Após esta data serão divulgados novos pontos de arrecadação dos livros. “A campanha traduz a boa relação que o Sarau tem com os diversos segmentos da população valadarense. O comitê gestor da campanha é composto por poetas da cidade. Os livros arrecadados contribuirão para a formação de acervo de bibliotecas comunitárias em diversas localidades da cidade ao longo de 2016”, explicou o coordenador do Sarau do Psia, Marcelo Rocha.

O Sarau, que acontece sempre no segundo sábado de cada mês, recebe em média até 120 pessoas, entre elas crianças, jovens, adultos e idosos. Fundado em 2010 pelo próprio coordenador, o Instituto já passou por diversas dificuldades financeiras. Porém, em pouco tempo o Sarau se tornou referência cultural para os amantes de poesia em Valadares. “A grande conquista do Sarau do Psia é comprovar há quase seis anos que a poesia é, de fato, uma balada muito interessante, capaz de promover o encontro de diversas classes sociais e de diferentes bairros, no qual, por meio da declamação de poemas, todos juntos têm transformado o cenário cultural da cidade e modificado o itinerário das pessoas e o olhar da população sobre a poesia. Hoje, muitos educadores em Valadares confessam que realizam saraus em suas escolas inspirados no Sarau do Psia. Isso é uma conquista para nós”, ressaltou Marcelo.

Além dos saraus Psia, já aconteceram várias ações ao longo destes seis anos, como por exemplo, a “Campanha de Popularização da Poesia”, “Um Poema em Cada Árvore”, “Intervenções Poéticas em Escolas e Espaços Diversos” e o “Prêmio Ecoos Poeta da Melhor Idade”.

FONTEDIÁRIO DO RIO DOCE
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook