Centro de Valorização da Vida é inaugurado em Governador Valadares

A CVV tem como objetivo oferecer apoio emocional e prevenir suicídios.

Foi inaugurado na tarde de ontem (27), o posto de atendimento do Centro de Valorização da Vida (CVV), em Governador Valadares (MG). O CVV atua com objetivo de oferecer serviço gratuito e voluntário de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. A chegada da instituição na cidade teve a iniciativa do Núcleo de Apoio à Vida de Governador Valadares (NAVIVAL) e apoio da Prefeitura de Valadares que cedeu uma sala para atendimento na rua Osvaldo Cruz, número 21, Centro (anexo ao Rui Pimenta).

O CVV atua há 55 anos em todo o Brasil e conta com mais de 70 postos. Dados de 2012 da Organização das Nações Unidas (ONU) revelam que o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos, tornando-se um grave problema de saúde pública. Para sede ira dar apoio emocional e, dessa forma, prevenir que mais pessoas tirem a própria vida.

Trata-se de um serviço telefônico oferecido e mantido pelo Núcleo de Apoio à Vida de Governador Valadares (NAVIVAL), em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Qualquer pessoa que sofra de ansiedade, depressão ou até mesmo aquelas com risco de suicídio e precisam conversar, podem ligar para os voluntários da instituição todos os dias da semana, inclusive aos domingos e feriados, das 15 às 23 horas. E tudo com total sigilo.

Um acordo de Cooperação Técnica do Ministério da Saúde com o Centro de Valorização da Vida (CVV) vai permitir o acesso gratuito ao serviço telefônico oferecido pela instituição. Até abril de 2020, o CVV vai alterar ou implantar a ligação gratuita por meio do número 188 em todos os Estados brasileiros. Atualmente, quem precisa do serviço tem de pagar pela ligação pelo número 141. Em Valadares, o atendimento deverá ser feito pelo telefone (33) 3271.6600 e alterado para o 188 assim que o Estado de Minas Gerais receber a liberação para usar esse número.

Comentários no Facebook