Consumo das famílias cai 0,1% no 1º trimestre ante 4º trimestre, diz IBGE

O consumo das famílias caiu 0,1% nos três primeiros meses de 2017 contra o último trimestre do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta quinta-feira, 1º de junho, os resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, o consumo das famílias mostrou queda de 1,9%.

Consumo do governo

O consumo do governo, por sua vez, caiu 0,6% no primeiro trimestre de 2017 contra o quarto trimestre de 2016. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, o consumo do governo mostrou queda de 1,3%.

Taxa de poupança

A taxa de poupança ficou em 15,7% no primeiro trimestre de 2017, segundo o IBGE.

FBCF

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), que capta o cenário de investimentos do País, caiu 1,6% no primeiro trimestre de 2017 ante o quarto trimestre do ano passado.

Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, a FBCF mostrou queda de 3,7%. Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 15,6% no primeiro trimestre.

Exportações e importações

As exportações cresceram 4,8% no primeiro trimestre de 2017 na comparação com os três últimos meses do ano passado, conforme o IBGE. Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, as exportações mostraram alta de 1,9%.

As importações contabilizadas no PIB, por sua vez, subiram 1,8% nos três primeiros meses do ano ante o quarto trimestre de 2016. Na comparação com o primeiro trimestre de 2016, as importações mostraram alta de 9,8%.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook