Distribuição dos carnês de IPTU começa hoje (27), em Governador Valadares

A Prefeitura de Governador Valadares começou na manhã de hoje (27) a distribuição dos carnês/guias do Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), cujo pagamento poderá ser feito no valor integral ou em nove parcelas.  O vencimento para pagamento da primeira parcela ou parcela única é dia 10 de abril. Quem pagar à vista, até esta data, poderá ter 10% de desconto se estiver com o imposto em dia, ou seja, toda dívida anterior quitada até 31/12/2016. Se não estiver em dia, o desconto será de 5% para pagamento à vista.

Se o dono do imóvel preferir dividir, o vencimento da primeira parcela também é dia 10 de abril. O número de parcelas possíveis será determinado pelo valor do imposto, podendo chegar a nove vezes. O valor mínimo de cada parcela deve ser de R$ 57,60 para pessoa física (18 Ufirs) e R$ 160,00 para pessoa jurídica (50 Ufirs).

Quem, por acaso, não receber a guia em casa, poderá emitir através do site www.valadares.mg.gov.br (aba CIDADÃO) ou procurar a Central de Atendimento ao Cidadão de 12 às 17h30, no térreo da Prefeitura. Na guia que o contribuinte vai receber consta o valor para pagamento integral e também da 1ª e 2ª parcelas (abril e maio). Quem optar pelo parcelamento, receberá posteriormente o carnê com as outras parcelas, a partir da 3ª, que vence em junho.

O IPTU é calculado sobre o valor do imóvel registrado na planta de valores do município, mas os valores podem variar de imóvel para imóvel do mesmo bairro e até da mesma rua. Isso porque os critérios de avaliação são muitos, passando por tamanho e local onde está construído. Os que ficam em áreas inundáveis, por exemplo, são mais baratos. Governador Valadares tem 117.582 imóveis pagantes. De acordo com o Decreto nº 10.449/2016, o IPTU deste ano vem com reajuste de 7,64%, conforme os valores da planta atualizada e os critérios estabelecidos pela Lei Complementar 152/2012.

FONTESecom / PMGV
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook