Escorpiões são mais comuns no verão; veja como evitar

Foto: Reprodução Internet

As altas temperaturas e o aumento das chuvas contribuem para a proliferação de insetos e para o aparecimento de baratas e escorpiões. Segundo Daniela Fernanda dos Santos, bióloga da ByControl Soluções em Controle de Pragas,  em busca de abrigo e lugar seco, os aracnídeos saem de seus esconderijos em busca de refúgio, e é exatamente neste momento que eles aparecem dentro das casas.

Riscos

De acordo com a especialista, o número de acidentes com escorpião aumenta nessa época do ano, principalmente com o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que é o mais comum. “A picada do animal pode acarretar sérios riscos à saúde e até matar, porque o veneno é neurotóxico e age no sistema nervoso periférico”, explica ela. Os mais predispostos a riscos fatais são as crianças e os idosos.

Como evitar

Os escorpiões podem durar até 10 anos e para evitar a presença deles em casa, a bióloga aconselha vedar frestas, vãos, buracos e ralos. “Usar telas de proteção e manter o quintal sempre limpo e com a grama aparada também é importante para manter o perigo afastado”, afirma.

Como o escorpião se alimenta de barata, evitar o surgimento também ajuda a combater o aracnídeo. Outra dica é descartar pilhas de madeira, cercas, tijolos, ferro velho e entulhos em geral, que são os locais prediletos dos escorpiões.

Casas muito próximas à terrenos baldios ou áreas com mato devem, de preferência, ser dedetizadas por empresas especializadas.

Como evitar a picada

Mesmo tomando todas as precauções, é preciso tomar alguns cuidados para evitar a picada. Segundo Daniela, sacudir camisas, calças e sapatos antes de usar ajuda a diminuir os riscos da picada.

Picou, e agora?

“Se a picada for de um escorpião amarelo, a pessoa deve ser levada imediatamente a pessoa até um posto de saúde ou hospital para conter o veneno e iniciar o tratamento,” reforça a bióloga. O ideal é levar o escorpião morto junto para que seja feito o tratamento adequado ao tipo de escorpião encontrado.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook