Em coletiva realizada na tarde da última quinta-feira (27), a Fundação Renova e a Prefeitura Municipal de Governador Valadares, anunciaram a implantação de uma adutora no Rio Suaçuí Grande, localizado na região norte do município.

No evento foram apresentados os detalhes do projeto que já está sendo implantado na cidade. Alguns estudos técnicos apontaram o Rio Suaçuí Grande como a fonte hídrica mais adequada para a região, existe a expectativa que a adutora possa reduzir em até 65% a dependência do Rio Doce para o abastecimento nas cidades.

O Projeto

Será instalada uma adutora no Rio Suaçuí Grande até a Estação de Tratamento de Água Central do SAAE, em Governador Valadares (MG), com uma extensão de 22 quilômetros e vazão de 900 litros por segundo. A obra tem previsão para ser feita em um prazo de três anos, sem contar com as etapas de licenciamento. Alem disso, estudos ainda estão sendo realizados para definir ás três possíveis rotas por onde a adutora de água irá passar, engenheiros buscam uma solução mais sustentável para evitar novos trâmites burocráticos e assim reduzir o tempo de conclusão. O valor de todo empreendimento ainda não foi orçado, mais existe estimativa de que a obra possa custar entre R$ 100 milhões.

Todo esse trabalho será de responsabilidade da Fundação Renova, uma instituição autônoma e independente criada para reparar os danos causados pela Samarco, no rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG). Todo esse trabalho está sendo realizado como medida reparatória e compensatória para a região de Governador Valadares.

 

Comentários no Facebook