Laboratório Bom Samaritano é coroado com êxito no Programa Nacional de Controle de Qualidade

O Laboratório Bom Samaritano, da Beneficência Social Bom Samaritano, acaba de ser novamente certificado pelo PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade), que tem como objetivo implantar e avaliar os ensaios de proficiência, que garantem e atestam a qualidade dos resultados emitidos pelo laboratório.

Para ser certificado o laboratório precisa cumprir normais nacionais e internacionais, que depois de implantadas são acompanhadas de perto pelo biomédico Moises Cabral Pedrosa, responsável técnico pelo laboratório. Dentro dessas exigências estão a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos, capaz de influenciar diretamente no processo produtivo, sua qualidade e eficiência dos resultados.

Para Pedrosa, o certificado é uma conquista importante para colaboradores e clientes. “Trata-se de uma avaliação mensal dos ensaios realizados no laboratório, oferecida pela SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clínicas) e tivemos um desempenho excelente. Com isso provamos que temos um serviço com alto padrão de qualidade e mantemos a nossa credibilidade junto a comunidade que busca pelos nossos serviços”, afirma.

Para fazer exame no Laboratório Bom Samaritano não é necessário marcar, basta estar com o pedido em mãos devidamente preenchido e se dirigir a sede no 3º andar do Anexo 4 – Milton Afonso Soldani do Hospital Bom Samaritano no Vila Isa, ou ir ao posto de coleta na Clínica Samaritano, na rua Vereador Euzébio Cabral, 565 – Centro.

A equipe de atendimento do Laboratório conta com profissionais especializados e capacitados para melhor atender os 120 pacientes que passam por lá todos os dias, sendo 25 profissionais entre técnicos em Patologia Clínica, Bioquímica e atendentes.

Inscrito no Programa desde 2002, o Laboratório obteve na avaliação anual, no período de outubro de 2015 a setembro de 2016, um desempenho excelente nas determinações das amostras-controle do ensaio de proficiência. O que comprova a eficiência, agilidade, confiabilidade, segurança e sensibilidade do Laboratório em seus exames.

PNCQ

O Programa Nacional de Controle de Qualidade (PNCQ), é uma empresa técnico-científica provedora de ensaios de proficiência para Laboratórios Clínicos e Bancos de Sangue que auxilia e oferece opções para o aprimoramento da qualidade destas empresas, colocando à sua disposição um grupo de assessores científicos com conhecimentos especializados em várias áreas do Laboratório Clínico.

Os ensaios de proficiência do PNCQ avaliam o desempenho de um laboratório clínico ou bancos de sangue comparando-o com os seus pares e dos laboratórios clínicos de referência, proporcionando orientações valiosas nos processos de melhoria da qualidade dos seus resultados.

Comentários no Facebook