Morre ex-governador de Minas Gerais Hélio Garcia aos 85 anos

Garcia faleceu em decorrência de insuficiência respiratória

Ele foi prefeito de Belo Horizonte (1983-1984) e governador em dois mandatos: de 1984 a 1987 e de 1991 a 1994 (Imagens: Acervo O Globo)

Morreu na manhã desta segunda-feira o ex-governador de Minas Gerais e ex-prefeito de Belo Horizonte Hélio Garcia. Ele foi internado neste fim de semana no Hospital da Unimed, na capital mineira, com problemas respiratórios, mas não resistiu. Garcia tinha 85 anos e comandou o Estado por duas vezes: de 1984 e 1987 e de 1991 a 1995.

O velório ocorrerá no Cemitério e Crematório Parque da Colina, nesta segunda-feira a partir das 14h. Será no Velório 4. A cerimônia de cremação está prevista para as 17h.

O governador Fernando Pimentel lamentou a morte do político mineiro. “Hélio Garcia era uma das mais importantes referências da política mineira”, disse o gestor, em uma rede social.

Em nota, o senador e ex-governador de Minas Antônio Anastasia classificou Hélio Garcia como “um dos maiores políticos da história de Minas”. “Mais do que um grande político, ele foi um grande homem e uma grande inspiração para mim.  Alguém com um olhar especial sobre a política e, principalmente, um ser humano com um coração enorme”, complementou o tucano.

O prefeito da capital, Marcio Lacerda, também manifestou pesar por causa do falecimento de Garcia. “Discreto, porém realizador, exímio articulador, que deu a sua contribuição em momentos decisivos da história recente de nossa cidade, nosso estado e, em especial, no processo de redemocratização do país”, afirmou Lacerda.

FONTEHoje em Dia
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook