Mudanças no trânsito reduzirão congestionamentos próximo ao Mergulhão

Nos últimos 10 anos, a frota de veículos de Governador Valadares, praticamente dobrou. São atualmente 129 mil veículos circulando pelas ruas. O crescimento da cidade também altera o trânsito porque faz aumentar o fluxo de veículos para determinadas regiões. É o caso da região depois do Mergulhão, cujos engarrafamentos vêm trazendo transtornos com desconforto ao usuário do sistema viário e criando condições de acidentes Para dar agilidade ao trânsito serão feitas modificações na programação semafórica (alteração do tempo dos sinais), nas sinalizações vertical e horizontal (placas e faixas), a partir do próximo sábado, dia 10.

De acordo com o engenheiro de trânsito do Município, Antônio Eustáquio Fernandes, o objetivo das intervenções é aumentar a capacidade viária desse cruzamento da avenida Minas Gerais com a rua Sete de Setembro. “Diante do aumento do volume de veículos nesse trecho e os consequentes congestionamentos verificados ao longo do dia, a circulação nesse ponto ficou comprometida, o que exigiu do poder público uma intervenção no local”.

Para quem segue pela Avenida Minas Gerais no sentido centro/bairro, a conversão à esquerda (em direção ao shopping) pela Sete de Setembro será proibida; os motoristas só poderão seguir em frente ou virar à direita em direção ao Democrata. Para o condutor que segue em direção oposta (sentido bairro/centro), ou seja, quem vem da região do bairro Grã Duquesa, o trânsito passará a ser orientado por dois semáforos: um será instalado, exclusivamente, para orientar os motoristas que desejam convergir à esquerda da Rua Sete de Setembro (em direção ao Estádio do Democrata), e outro para quem deseja convergir à direita (em direção ao shopping) ou seguir pela Avenida Minas Gerais. Todas essas intervenções incluem sinalização vertical e horizontal, faixas de canalização, bem como a instalação do novo semáforo para a conversão à esquerda (sentido bairro/centro).

Proibido parar e estacionar

Outra modificação que também ajudará a dar mais agilidade ao trânsito no centro e influenciará no cruzamento da Av. Minas Gerais com Sete de Setembro é na Rua Barão do Rio Branco (no trecho compreendido entre as ruas Afonso Pena e Sete de Setembro), onde  parar e estacionar carros está proibido no lado esquerdo de circulação. Também está proibido parar e estacionar na Avenida Minas Gerais, lado direito de circulação no sentido Bairro/Centro, no trecho entre Mergulhão e rua 7 de Setembro. Nestes locais já foram instaladas as placas de sinalização de proibido parar e estacionar, conforme determina o Código Brasileiro de Trânsito.

Durante esta semana, os agentes de trânsito estão circulando pelo local orientando os motoristas sobre as mudanças no estacionamento, conforme ordem do Secretário Municipal de Serviços Urbanos, Eduardo Valadares.

Comentários no Facebook