O que ingerir ou não durante a recuperação da dengue

Para se recuperar melhor da dengue é importante consumir alimentos fontes de proteína e ferro, como carnes, ovos e fígado, pois esses nutrientes ajudam a prevenir a anemia e a fortalecer o sistema imune.

De acordo com a nutricionista da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Kelly Marques da Silva, é importante também consumir juntamente com esses alimentos, fontes de vitamina C, como sucos de limão, acerola e laranja, a fim de aumentar a absorção de ferro, melhorando assim os seus níveis no organismo.

Kelly explica que a dengue é uma doença que está evoluindo muito nos últimos anos, provocando alterações no organismo e trazendo sérios problemas à saúde do indivíduo. “Podemos ter como aliada para recuperação da dengue, uma alimentação saudável rica em proteínas e ferro, como carnes, ovos, leites e derivados, feijão e alimentos que tenham um teor de água maior, como, melancia, laranja, abacaxi, entre outros. Esses alimentos também ajudam a fortalecer o sistema, evitando hemorragias”, diz.

A Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN) orienta que os pacientes com suspeita de dengue, devem evitar alguns alimentos que podem aumentar o tempo de sangramento, pois contém uma substância que interfere no processo da coagulação sanguínea, piorando o quadro do indivíduo, como abricó, ameixa fresca, amêndoa, amora, batata, cereja, groselha, limão, maçã, melão, morango, nectarina, nozes, passa, pepino, pêssego, pimenta, tangerina, tomate e uva. Estar bem nutrido favorece o corpo no combate à dengue, e por isso é importante se alimentar com frequência, fazer repouso e ingerir pelo menos três litros de líquidos por dia.

FONTEFundação Ezequiel Dias
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Redação
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