Oscar tem “Duelos Musicais”: Lady Gaga X Sam Smith; Nina Simone X Amy

Puxados pela categoria Melhor Documentário, com dois filmes favoritos sobre cantoras, duelos musicais vão marcar o Oscar 2016. Além do confronto entre “Amy” e “What happened, Miss Simone?”, sobre Amy Winehouse e Nina Simone, as categorias musicais tradicionais do prêmio também têm nomes conhecidos duelando entre os mais cotados.

Lady Gaga é favorita na categoria de melhor música original, com “Til it happens to you”, assinada por ela e Diane Warren. Mas Sam Smith também tem alguma chance com “Writing’s on the wall”, de “007 contra Spectre”. Na categoria de trilha, o embate é de veteranos: o italiano Ennio Morricone, mais bem cotado por “Os oito odiados”, e John Williams, o segundo favorito por “Star Wars: O despertar da força”. A premiação acontece no dia 28 de fevereiro.

MELHOR DOCUMENTÁRIO

AMY WINEHOUSE X NINA SIMONE

amy-nina
Amy Winehouse e Nina Simone (Foto: AP e Divulgação / Sundance)

De um lado, a favorita…
Amy Winehouse é retratada por Asif Kapadia, que recebeu um prêmio Bafta pelo documentário “Senna”. A cantora morta em 2011 aparece em imagens inéditas desde a infância. A história turbulenta com a família aparece. “Amy” causou polêmica com o pai, mostrado de forma negativa. A imprensa dos EUA coloca o filme como possível vencedor.

De outro, também bem cotada…
Nina Simone, que morreu em 2003, tem sua história repassada pela diretora Liz Garbus. É um dos dois documentários da Netflix que foram indicados neste ano – o outro é “Winter on fire: Ukraine’s Fight for Freedom”, sobre a revolta na Ucrânia. A trajetória de Nina tem tristes semelhanças com a de Amy: sucesso na música proporcional ao caos na vida pessoal.

MELHOR MÚSICA ORIGINAL

LADY GAGA X SAM SMITH

lady-gaga-sam-smith-reuters-g1De um lado, a favorita…
Lady Gaga já ganhou o Globo de Ouro neste ano por “American horror story”. Agora, pode levar o Oscar pela música “Til it happens to you”, assinada por ela e a compositora veterana Diane Warren. A música está no documentário “The hunting ground”, sobre casos de estupro em universidades dos EUA. A cantora Linda Perry causou rebuliço ao dizer que Gaga não  escreveu quase nada da música, mas depois negou e pediu desculpas.

De outro, também bem cotada…
Sam Smith escreveu sua trilha de 007 junto com o produtor londrino Jimmy Napes, o mesmo parceiro em sua música mais conhecida, “Stay with me”. “Writing’s on the wall”, de “007 contra Spectre” liderou a parada de singles do Reino Unido. De todas as concorrentes neste texto, é a menos apontada como favorita. Mas o recente Oscar de outra “música de 007” para “Skyfall” de Adele é um bom prognóstico.

MELHOR TRILHA

ENNIO MORRICONE X JOHN WILLIAMS

ennio

De um lado, o favorito…
Ennio Morricone, lendário compositor e maestro italiano de 87 anos, famoso por trilhas de westerns, já ganhou o Globo de Ouro deste ano com a trilha por “Os oito odiados”, de Quentin Tarantino. Vai ser difícil bater o músico que foi indicado cinco vezes, não ganhou em nenhuma e teve a injustiça corrigida em um Oscar honorário em 2007.

De outro, também bem cotado…
John Williams, aos 84 anos, tem impressionantes 50 indicações ao Oscar na carreira. Só Walt Disney o supera em número de indicações na história do prêmio. Só que o índice de aproveitamento não é muito alto: Williams levou a estatueta cinco vezes. De qualquer forma, não é de se ignorar seu poder de roubar a vitória das mãos de Morricone com sua trilha de “Star Wars: O despertar da força”.

FONTEFonte G1
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook