Pedro da Utilar é o novo Presidente da Câmara e suplentes assumem por decisão judicial

Pedro da Utilar como novo presidente da Câmara, empossando o Vereador Geremias Brito. (Foto: Marcus Vinícius - Assessoria de Comunicação Câmara Municipal)

Pedro da Utilar é o novo presidente da Câmara Municipal de Governador Valadares (MG), ele assumiu o cargo nesta quarta-feira (27), após o afastamento do Vereador Adauto Carteiro (PROS).

Com o afastamento de Adauto por decisão judicial na segunda fase da operação “Mar de Lama“, a Câmara Municipal empossou na tarde desta quarta-feira (27), o Vice Presidente, Vereador Pedro da Utilar como o novo Presidente do Legislativo Municipal.

POSSE DOS SUPLENTES

A Câmara Municipal não deu posse aos suplentes devido a crise financeira que a Câmara pode enfrentar, como ficou esclarecido pelo presidente afastado Adauto. Com isso os suplentes são obrigados a entrarem com um mandado de segurança na justiça, obrigando a casa a dar posse aos mesmos.

Após o deferimento de três mandados de segurança os suplentes começaram a tomar posse, a primeira foi Rosemery Mafra (PRB), que tomou posse nesta terça-feira (26) no lugar do vereador afastado Cezinha Alvarenga (PRB). O segundo suplente a tomar posse foi o Vereador Geremias Brito (PSL) que assumiu a cadeira na tarde desta quarta-feira (27) no lugar do Vereador Milvinho (PROS), também afastado por decisão judicial nas investigações da operação “Mar de Lama“. O terceiro a tomar posse será Rildo do Hospital (PSC), que teve seu mandado de segurança expedido nesta quarta-feira (27).

O procurador da Câmara Douglas Coutinho concedeu uma coletiva na tarde desta quarta-feira (27). (Foto: Marcus Vinícius - Assessoria de Comunicação Câmara Municipal)
O procurador da Câmara Douglas Coutinho concedeu uma coletiva na tarde desta quarta-feira (27). (Foto: Marcus Vinícius – Assessoria de Comunicação Câmara Municipal)

Douglas Coutinho, Procurador da Câmara Municipal de Governador Valadares, explicou em coletiva que pela decisão da Vara Federal de continuar pagando os salários dos vereadores afastados, e convocar os suplentes, a casa pode ser punida por ultrapassar o limite de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal, e por isso empossará apenas os suplentes que obtiverem determinação judicial.

Douglas também informou que o setor jurídico está avaliando a melhor maneira de conduzir os trabalhos da casa devido os afastamentos dos vereadores na operação Mar de Lama.

 

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook