Prefeita afirma que água é segura, Diretor do SAAE questiona laudo do MP

Nesta quinta-feira (11), a prefeita do município de Governador Valadares (MG) Elisa Costa convocou uma entrevista coletiva em que fala da qualidade da água da cidade após o Ministério Publico ter divulgado na ultima terça-feira (09) um laudo que mostra uma alta taxa alumínio na água tratada pelo Saae.

Na coletiva, a prefeita afirmou que a água tratada pelo Saae está dentro dos parâmetros exigidos pelo Ministério da Saúde. “A água está adequada para o consumo humano, e quando isso for diferente tomaremos medidas e avisaremos a população. Faço um convite ao Ministério Público, que mostrou o inverso, para que acompanhe as análises realizadas para ver nos laudos que a água é de qualidade. Sempre acompanhamos os indicadores de saúde e temos o maior cuidado e responsabilidade ao dizer que a água é potável.”

O atual diretor do Saae, Carlos Apolinário, também compareceu na coletiva e questionou o laudo realizado pelo Ministério Público. “Esse laboratório pode fazer o exame do alumínio até acima de 1 mg, e como o padrão exigido pelo Ministério da Saúde é de 0,2mg, esse laboratório não está creditado para fazer esse tipo de exame. O que pode ter ocorrido é um erro técnico, já que todas as nossas amostras, dos exames que fazemos diariamente, nunca deu nível superior a 0,2 mg.”

No final a prefeita afirmou que água é segura e que já está fazendo e irá fazer exames periódicos para  não deixar duvidas para população sobre a qualidade da água.

Captação Alternativa

No final da coletiva a prefeita falou para a imprensa sobre o processo da captação alternativa do Rio Suassui até a ETA Central. “Estamos esperando que a Samarco faça esta obra em, no máximo, dois anos. Sabemos o significado e a importância que esse recurso tem para o município e a segurança hídrica que temos que passar para a população. O primeiro passo foi com a equipe técnica que esteve aqui para fazer o estudo de rota da adutora até a ETA Central”. A obra está em fase final de estudo e o prazo para a conclusão é para outubro de 2018.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook