Sábado é dia de levar seu bichinho para vacinar contra a raiva em Valadares

Muitas pessoas desejam ter um animal de estimação, mas se esquecem que não se trata de bicho de pelúcia e nem brinquedo. Mais do que, simplesmente, alimentá-los e matar a sede dos cães e gatos, é preciso dar amor, carinho, atenção e zelar pela vida e saúde deles, já que dependem de seus donos para praticamente tudo. É preciso levar ao veterinário, dar banho,  exterminar pulgas, carrapatos e vermes, dar  ração de boa qualidade, água fresca, leva-lo para passear, amá-lo, não abandoná-lo em hipótese alguma, respeitá-lo e protege-lo, além de limpar o local onde ele habita e manter a vacinação dele sempre em dia. Você pode até achar que fazer tudo isso dá muito trabalho, mas quem tem um amigo em forma de bolinha de pelos, afirma que vale muito a pena.

Portanto, se você tem cães ou gatos, levem-nos para se vacinarem neste sábado (22), das 8 às 17 horas, em qualquer um dos mais de 60 postos da cidade.  É que nesta data, a Prefeitura de Valadares realiza a Campanha de Vacinação Contra a Raiva 2016. Vale ressaltar que a participação da população nas campanhas anteriores tem mantido o Município livre da doença tanto em humanos quanto em cães e gatos. Desde 2002, Valadares não registra mais casos da doença em humanos, o que comprova a eficiência da vacinação, uma vez que o principal transmissor do vírus ao homem é o animal doméstico. Já em animais, o último registro no Município foi o ano passado, próximo ao bairro Elvamar, em herbívoros.

No Dia D da campanha (22), várias unidades de saúde, igrejas e escolas, além do Teatro Atiaia, receberão cães e gatos acima de três meses de idade para tomar a vacina. Os animais devem ser levados por um responsável capaz de controlá-los durante a vacinação. A expectativa é de que 20 mil animais sejam vacinados na zona urbana. “A melhor forma de prevenir a doença, tanto em bichos quanto no homem, é através da vacinação, portanto, não deixe de levar seu animal de estimação para ser vacinado”, alerta a veterinária do Centro de Controle de Zoonoses, Aimara Costa.

Na zona rural, a vacinação aconteceu nos meses de agosto e setembro.

Clique aqui e veja os locais de vacinação.

FONTESecom/PMGV
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook