Samarco entrega plano de recuperação ambiental à ALMG

O Plano de Recuperação Ambiental Integrado (Prai), elaborado pela mineradora Samarco, foi entregue na manhã desta terça-feira (30/8/16) ao presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Adalclever Lopes (PMDB), pelo diretor-presidente da empresa, Roberto Carvalho. Também participaram do encontro os presidentes das Comissões de Minas e Energia, Meio Ambiente e Extraordinária das Barragens, respectivamente, os deputados Gil Pereira (PP), Cássio Soares (PSD) e Agostinho Patrús Filho (PV), além de outros diretores da Samarco.

Segundo Roberto Carvalho, que entregou o documento em cerimônia no Salão Nobre, o Prai traz um balanço das ações realizadas pela Samarco para a recuperação ambiental das áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão, nas dependências da empresa em Mariana (Central), em 5 de novembro de 2015. Além disso, o documento, já protocolado nos órgãos ambientais e nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, contempla projetos e estudos em andamento para a recuperação da Bacia do Rio Doce.

O diretor-presidente da Samarco explica que o documento detalha a estratégia de recuperação ambiental da empresa e tem como focos a garantia da segurança das estruturas remanescentes do sistema de barragens da empresa; contenção e controle de erosão; atividades de recuperação dos cursos d’água impactados; ampliação da capacidade de armazenamento de rejeitos; e o embasamento científico da avaliação de riscos e do processo de recuperação. “O plano apresenta também a quantidade de pessoas envolvidas nos trabalhos e mostra que todas as ações estão sendo realizadas de forma integrada”, afirma Roberto Carvalho.

Avaliação – Na avaliação de Gil Pereira, o encontro mostrou que a Samarco está muito interessada em resolver todas as pendências para retomar suas operações. “Eles reconheceram seus erros e demostraram que querem voltar a operar, mas com segurança”, apontou. O parlamentar apoiou o plano da empresa, acrescentando que Minas Gerais, por ser um estado minerador, precisa de empresas desse ramo atuando, como é o caso da Samarco.

Já para Cássio Soares, ressaltou a importância da visita do presidente da mineradora à ALMG. “Roberto Carvalho cumprimentou o presidente Adalclever pelo trabalho das comissões da Assembleia, mostrando a importância do acompanhamento de perto que o Legislativo vem realizando desde que ocorreu a tragédia”, afirmou.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook