Servidores Municipais de Governador Valadares estão em greve!

Foto: Divulgação SINSEM-GV

A greve iniciada nesta segunda-feira (29), pelos Servidores Municipais de Governador Valadares (MG) mobilizou centenas de trabalhadores no centro da cidade em uma manifestação em favor da greve dos servidores municipais.

O movimento teve início por volta das 08h em frente a sede do SINSEM-GV na Rua Barão do Rio Branco e seguiu percurso nas ruas do centro, o ato final dos manifestantes foi em frente a prefeitura Municipal por volta das 10h.

O SINSEM-GV anunciou a greve dos servidores municipais na semana passada, onde ficou estabelecidas as seguintes reivindicações:

  • Não cumprimento da Lei de Plano de cargos e salários;
  • Repasse dos recursos previdenciários e do plano de saúde que são descontados dos servidores;
  • Realização de Concurso público;
  • Péssimas condições de trabalho em diversos setores;

O QUE É GREVE?

De acordo com a Constituição Federal, greve é considerada um direito fundamental e social dos trabalhadores, seja do setor privado ou publico. A greve é um direito coletivo e não de uma única pessoa. Através da greve os servidores têm uma ferramenta para conseguir melhores condições de trabalho e salário.

QUAL O MOTIVO DA PARALISAÇÃO?

A prefeitura não atendeu às reivindicações dos servidores. Não cumpriu a Lei Municipal 170/14 que garante os reajustes do mês de outubro de 2015 e janeiro de 2016, a data base dos servidores é em janeiro. Além disso, o desrespeito aos servidores; o não cumprimento da Lei de Plano de cargos e salários; pelo repasse dos recursos previdenciários e do plano de saúde que são descontados dos servidores; concursos públicos; pelo sucateamento da máquina pública; contra o assédio moral; pelas péssimas condições de trabalho em todos os setores entre outras insatisfações dos servidores.

QUEM PODE PARTICIPAR DA GREVE?

A greve é um direito de todo trabalhador segundo a constituição federal e o Supremo Tribunal Federal. De acordo com o STF a greve tanto dos servidores públicos quanto dos trabalhadores da iniciativa privada é regida pela Lei 7783/89. Então TODOS podem participar da greve.

A PREFEITURA PODE PUNIR O SERVIDOR QUE FIZER GREVE?

Não, o trabalhador não pode receber qualquer punição em virtude de aderir à greve, sob pena de haver flagrante ilegalidade ou abuso de poder/autoridade passível de correção através de ações judiciais. De acordo com sumula 316 do STF, a simples adesão a greve não constitui falta grave.

A GREVE É LEGAL?

Sim, e o SINSEM-GV tomou todas as iniciativas e medidas para garantir a legalidade do movimento grevista.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook