Sinal de alerta: Nível do Rio Doce cai ainda mais e chega a 0,38m negativo

Devido ao longo período de estiagem em Governador Valadares, o nível de água do Rio Doce continua baixando. Hoje (6), a lâmina d’água, na medição da régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), chegou a 38 cm (38 centímetros negativos), ou seja, abaixo da régua. Com isso, estão sendo bombeados 372 litros de água por segundo, e não 1200 litros, como em dias normais. Diante disso, o SAAE alerta, mais uma vez, para a urgente necessidade de economia de água.

Mais bombas no meio do rio

Os dois novos conjuntos de bombas que o SAAE adquiriu já estão sendo instalados. As equipes do SAAE vão trabalhar durante toda a noite e também no feriado de amanhã para agilizar o serviço e regularizar o abastecimento o mais rápido possível. A instalação deve ser concluída até a próxima sexta-feira.

As novas bombas são flutuantes e estão sendo instaladas no meio do rio, reforçando a captação em mais 900 litros por segundo. As três bombas submersíveis servirão à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central com capacidade de 300 l/s cada; outra bomba submersível com capacidade de 250 l/s servirá na ETA do Vila Isa. As bombas são instaladas a 2,5 m de profundidade, no meio do rio doce.

Além disso, para driblar o baixo nível de água do rio, o SAAE já vinha trabalhando em outras ações:

– já foi duplicada a canaleta e dragagem de resíduos na margem do rio.

– construída uma pequena represa de captação auxiliar, cujo objetivo é reter a água e dar condições para o funcionamento das bombas de captação.

– desassoreamento do rio na área de captação de água bruta da ETA Central.

– construção de duas redes adutoras para conduzir a água do rio até a calha da ETA Central.

FONTEPMGV
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook