Situação crítica: Nível do Rio Doce chega a 55 centímetros abaixo da régua

Exatamente há oito dias, o Rio Doce chegava a 38 centímetros abaixo da medição da régua (38 cm negativos), em função do longo período de estiagem.  Hoje, este índice bateu recorde: 55 centímetros negativos era a medição no período da tarde. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está instalando mais um conjunto de bombas que deve estar funcionando até depois de amanhã.

O rio está tão seco que apenas as bombas instaladas no meio do rio estão conseguindo captar água, mas a quantidade não é suficiente para abastecer toda a cidade. Estão sendo bombeados aproximadamente 370 litros de água por segundo, e não 1200 litros, como em dias normais. Diante disso, o SAAE alerta, mais uma vez, para a urgente necessidade de economia de água.

Na semana passada, o SAAE já havia instalado um conjunto de bombas no meio do rio. As novas bombas são flutuantes e reforçam a captação. Estas bombas submersíveis servem à captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central; outra servirá na ETA do Vila Isa. As bombas são instaladas a 2,5 m de profundidade, no meio do rio doce.

Além das bombas, para driblar o baixo nível de água do rio, o SAAE já havia tomado outras medidas que, com o baixo nível de água registrado hoje não têm efeito. Já foi duplicada a canaleta e dragagem de resíduos na margem do rio; construída uma pequena represa de captação auxiliar, para reter a água; desassoreada a área de captação e construídas duas redes adutoras para conduzir a água do rio até a calha da ETA Central.

FONTEPMGV
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook