UFJF e Hospital Bom Samaritano celebram parceria para programa de estágio

Reitor da UFJF comenta benefícios do convênio entre as instituições. (Foto: Ivan Bretas)

Em cerimônia realizada nesta terça (4), o reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcus David, formalizou parceria entre o campus avançado e o Hospital Bom Samaritano, de Governador Valadares. A partir do convênio, as atividades práticas e o estágio obrigatório dos cursos da área da Saúde serão realizadas no Hospital. “Uma oportunidade de benefícios recíprocos, onde os estudantes poderão atuar na sociedade, conviver com profissionais de grande experiência, e transmitir conhecimento acadêmico no ambiente de trabalho”, declarou Marcus David.

Durante a cerimônia, o reitor citou sua satisfação em celebrar o convênio, e explicou alguns dos objetivos de uma universidade pública. “Além do ensino, a UFJF produz pesquisa, desenvolve atividades de extensão e estabelece parcerias com a comunidade na qual está inserida”. “Assim, a Universidade cumpre seu papel de oferecer conhecimento à sociedade, e, ao mesmo tempo, ganha a experiência acumulada de uma Instituição com a seriedade e competência do Hospital Bom Samaritano”, finalizou.

O diretor do campus avançado, Peterson Andrade, considera a integração uma ‘via de mão dupla’, “visto que o hospital nos oferece uma ótima condição para as atividades acadêmicas, e, ao mesmo tempo, oferecemos um corpo docente qualificado para aprimorar os processos de trabalho e para promover um melhor atendimento ao usuário”. Para Peterson, “a formação dos estudantes provoca uma atualização permanente dos profissionais, e, assim, promove avanços técnicos, científicos e assistenciais para as práticas administrativas e clínicas do Hospital”.

Para o diretor do Instituto de Ciências da Vida, Ângelo Denadai, a parceria é ainda mais importante devido à tradição do Hospital Bom Samaritano, “uma referência na área da saúde em Governador Valadares”. Segundo ele, estudantes e professores estão ansiosos para começar as atividades, usufruir da infraestrutura do hospital e contribuir com a sociedade valadarense através das práticas relacionadas à saúde”.

Estão à disposição da UFJF serviços ambulatoriais e hospitalares, como Hemodinâmica, Hemodiálise, Cirurgia Bariátrica, Unidade de Pronto Atendimento, Bloco Cirúrgico e Enfermarias. A ação beneficia estudantes de Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia e ainda os do Mestrado em Bioquímida e Biologia Molecular.

Em nota, o superintendente administrativo do Hospital Bom Samaritano, Elvis Deivis Andrade, desejou boas vindas à UFJF e demonstrou satisfação pelo convênio. “Estamos indo no prosseguimento do nosso objetivo de melhorar os serviços prestados”.

FONTESecom/UFJF
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook