Vacinação contra a gripe segue abaixo da meta em Governador Valadares

A procura por vacinação contra a gripe, nos postos de saúde, está muito abaixo do esperado. De acordo com o Setor de Imunização do município, órgão ligado à Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 13 de maio, a campanha alcançou apenas 43% do público-alvo, quando a meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80%.

A Campanha está na reta final (faltam menos de duas semanas) e os números estão abaixo dos anos anteriores. Para alcançar maior número de pessoas, foi realizado sábado (13) o “Dia D” de vacinação contra a gripe – e todas as unidades de saúde ficaram abertas, das 8 às 17 horas. Mas a procura não foi a esperada.

Até agora, de acordo com o Setor de Imunização, foram vacinados: crianças (seis meses a quatro anos): 32%; gestantes (qualquer período da gestação): 40%; puérpera (até 45 dias após o parto): 30%; idosos (60 anos ou mais): 40%; portadores de doenças crônicas: 38%; e profissionais da saúde (rede pública e privada): 65%.

A preocupação é que as pessoas ainda não vacinadas estão expostas ao risco de adoecer.

Como se vacinar

Para receber a dose da vacina, o grupo-alvo pode se dirigir as unidades de saúde com o cartão de vacina e um documento de identidade em mãos. Os portadores de doenças crônicas devem apresentar uma prescrição médica com justificativa. Professores, profissionais da saúde (pública e privada) e idosos receberão a dose na Policlínica Central de 7h30 às 17h.

FONTESecom / PMGV
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook