Valadares fará parte de Programa de Recuperação de Nascentes

Foto: Reprodução Internet

Valadares é um dos municípios contemplados com a recuperação de 400 nascentes, pelo Programa “Olhos d`Água” lançado pelo Instituto Terra em 2010. O objetivo é proteger e revitalizar as nascentes a fim de aumentar a vazão nos rios afluentes ao Rio Doce. O programa que é uma parceria com Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Suaçuí (CBH Suaçuí) e conta com o apoio da Prefeitura de Valadares que se esforçou em participar, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA).

Em Valadares, as ações do Programa vão acontecer nos distritos de Alto Santa Helena, Xonin de Cima, Vila Nova Floresta e Penha do Cassiano, que foram escolhidos pelo próprio Comitê que levou em conta questões técnicas, como maior índice de desmatamento e erosão do solo. A Sema auxiliou os produtores interessados em participar do projeto, a se cadastrarem.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento, Cida Pereira, o programa Olhos d`Água veio em boa hora para atender aos anseios dos pequenos agricultores.

“Historicamente as associações do campo lutam para mudar o atual modelo de produção existente que privilegia o agronegócio e a pecuária. Por causa deste modelo cortaram e colocaram fogo nas matas que protegiam as nascentes. Em nosso município temos fomentado o trabalho do pequeno agricultor no campo por meio de programas do governo federal como PNAE e PAA. Com a forte estiagem e a lama da Samarco, os pequenos produtores foram muito atingidos. Foi então que começamos a recuperar nascentes com os recursos próprios da Secretaria. Afinal, para continuar produzindo é necessário que tenha água”, afirmou Cida.

Além de Valadares serão contemplados os municípios de Divino das Laranjeiras, Goiabeira, Cuparaque, São Geraldo do Baixio e Galiléia. O CBH Suaçuí  escolheu as áreas prioritárias de cada município. Os demais interessados, que tiverem propriedades localizadas em outras regiões do município, serão contemplados caso haja desistência nas regiões prioritárias.

Crise Hídrica

Desde novembro do ano passado, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), por meio do Departamento de Abastecimento, e em parceria com o IEF vem realizando o reflorestamento das nascentes nos distritos de Córrego do Bernardo, Vila Nova Floresta e Goiabal.

FONTEPrefeitura de Valadares
COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook