Você está apto(a) para praticar exercícios físicos?

"Atestado para fitness" pode prevenir problemas ocasionados pelo excesso de atividade física.

Foto: Reprodução UOL

É cada vez mais comum observarmos um grande número de pessoas se exercitando em academias, clubes, parques e praças públicas. Afinal de contas quem ai não quer ser “Fitness”.

O exercício físico é muito utilizado no combate a doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus tipo II, Obesidade, Osteoporose e até certos tipos de Câncer. No entanto, cada tipo de exercício físico e intensidade, são indicados de formas diferentes para cada pessoa, ou se for o caso, para cada doença. Isso leva em conta o benefício causado pela atividade física em relação ao seu risco em determinada patologia.

Na noite desta segunda-feira (29), um homem de 35 anos teve uma parada cardiorrespiratória após realizar um exercício aeróbico seguido de levantamento de peso, durante o treino de “Crossfit” em uma academia no Distrito Federal. A causa do óbito de Roberval ainda não foi esclarecida, mas especialistas alertam para os cuidados com a saúde que devem ser tomados antes de praticar um exercício físico.

Erick instruindo aluna na academia. Foto: Divulgação

Erick Flauzino é bacharel em Educação Física e é empresário no ramo de academias de musculação em Governador Valadares (MG). Ele auxilia diariamente diversas pessoas nas práticas de exercícios físicos e diz que é preciso ter cuidados até mesmo na hora de se exercitar.

Perguntamos ele sobre o assunto e ele nos explicou que, para se prevenir de algum problema ocasionado pelo excesso de exercício físico, é importante que as pessoas procurem um médico antes para que sejam feitos exames periódicos em relação a pressão e frequência cardíaca. Onde através destes exames será possível identificar uma possível cardiopatia ou até mesmo problemas relacionados à herança genética dependendo da pessoa.

Ele explica também que o exercício físico de baixa ou alta intensidade, causam mudanças e alterações em nosso organismo. No caso do Crossfit os exercícios são de alta intensidade, por combinar atividades convencionais de academias com exercícios aeróbios, tornando possível a perda de peso e o ganho de massa muscular durante um único treino.

Então lembre-se, antes de começar a praticar exercícios físicos procure um médico, se optar por não procurar auxílio médico, faça pelo menos uma avaliação física com um profissional trainner de confiança.

COMPARTILHAR
Redação
Como maior ouvidoria popular de Governador Valadares, o Programa Valadares na TV se destaca por levar informação e conteúdo exclusivo de problemas e assuntos de nossa cidade.

Comentários no Facebook