Adote!

Animais esperam por novos donos no Centro de Controle de Zoonoses

O centro desenvolve uma ação permanente para encontrar adotantes para cães e gatos resgatados de maus tratos.

26/02/2021 14h42
Por: Redação
Divulgação/Prefeitura
Divulgação/Prefeitura

Os cães e gatos disponíveis para adoção no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) chegam muitas vezes debilitados e tristes. Os funcionários fazem o que podem para amparar e cuidar até que sejam adotados.

A veterinária e coordenadora do canil do CCZ, Mariana Ferreira Franco, conta que muitas pessoas simplesmente abandonam os animais no órgão, outros são vítimas de maus tratos e são resgatados. “Muita gente acha que é só deixar aqui que eles ficarão bem. Mas esperamos que sejam adotados. Por mais que a gente cuide, ter uma família, uma casa e a atenção que merecem faz uma diferença enorme no comportamento dos animais”, afirmou.

Mariana esclarece que o setor cumpre um papel importante na saúde pública, pois é responsável por programas como o controle de arboviroses (dengue, zika e chikungunya), raiva, leishmaniose, animais peçonhentos, imunização de animais e outras atividades. Nos últimos anos, o CCZ incluiu entre suas ações a castração de animais negativos para leishmaniose e a divulgação dos pets para adoção.

Um exemplo de caso é de uma cadelinha vítima de maus tratos que ficou com uma lesão na coluna. “Infelizmente o antigo dono a deixava presa, as pernas atrofiaram, mas ela faz suas necessidades normalmente, brinca, corre e é muito ativa. Está castrada e tem bom relacionamento com outros animais”, contou.

 

Os interessados em adotar devem ir até a zoonoses de segunda a sexta (exceto feriados e recesso) no horário das 8h às 10h e das 13h às 16h. O CCZ fica na Rua Soldado Edson Veloso, s/n, Santos Dumont.

O candidato a adoção passa por uma entrevista para verificar se atende aos requisitos da posse responsável e são exigidos os documentos de identidade e comprovante de endereço. Além disso, a veterinária informa aos adotantes que eles vão receber a visita do fiscal para avaliar o estado do animal e, caso se constate maus tratos, o animal será recolhido ao CCZ novamente.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários