Valadares

Abrigo Noturno celebra o Dia de Luta da População em situação de rua

Atividades tem por objetivo lembrar o Massacre da Sé e também o Agosto Lilás

18/08/2021 11h02
Por: Redação
Divulgação/Prefeitura
Divulgação/Prefeitura

Assim como o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), os profissionais do Abrigo Noturno de Valadares também estão com uma programação especial para lembrar não só o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua (celebrado em 19 de agosto), como também o Agosto Lilás – mês em que são intensificadas as ações de conscientização e combate à violência doméstica.  

Para promover a paz e o respeito nas ruas, dentro de casa ou em qualquer ambiente, bem como cuidar da saúde, oferecer momentos de lazer e descontração, dignidade e orientações sobre os serviços da Assistência Social e da Saúde voltados especificamente para àqueles que se encontram em situação de rua, durante toda esta semana estão sendo realizadas atividades no Abrigo e, além dos muros dele.

A segunda-feira (16) foi marcada por pipoca, refrigerante e muito aprendizado durante a exibição do filme “Viver Sem Endereço”. A história mostra dois moradores de rua que vivem em Nova York rodeados por perigos, desespero e incertezas. Eles acabam se conhecendo e se apaixonando; e encontram consolo e força um no outro. Aos poucos, contam um ao outro como foram parar nesta situação de dificuldade, e percebem que juntos podem tentar construir uma vida melhor.  “A ficção demonstra bem o que muitas dessas pessoas vivem na vida real: as fragilidades, o medo; as angústias, as dificuldades e o por que foram parar nas ruas. Então, elas acabam se reconhecendo um pouco no filme e veem que tem a oportunidade de mudar de vida, de reescreverem a própria história”, contou o coordenador do Abrigo Noturno, César Augusto de Souza.

Nesta terça-feira (17), às 15 horas, os acolhidos do Abrigo vão assistir a um vídeo sobre a saúde masculina.

Já na quarta (18), a partir das 9 horas, serão distribuídos panfletos sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura (Assistência Social e da Saúde) voltados especificamente para a população de rua.  O material será entregue para toda a população em locais como as Praças da Estação e dos Pioneiros e no Mercado Municipal.

Quinta-feira (19), as atividades da parte da manhã serão em conjunto com o Centro Pop. Às 9 horas, as usuárias de ambos os serviços irão se encontrar no equipamento da rua Belo Horizonte, 816, Centro, para participar de uma oficina e palestra sobre Violência Doméstica, ministrada pela Promotora de Justiça, Dra Carla Salaro.

Na parte da tarde, às 15 horas, os acolhidos no Abrigo terão um momento de diversão com bingo, cachorro quente e refrigerante.

Para fechar a semana com chave de ouro, será realizado um passeio no Parque Municipal com os acolhidos do Abrigo e usuários do Centro Pop, a partir das 9 horas. A ideia é fazer com que esse público conheça o local e tenha um momento de descontração e animação; respeitando o verde, a natureza e o espaço, bem como fazê-los se sentirem integrados e valorizados. A ocasião será marcada também por lanche.

Vale lembrar que o Abrigo Noturno fica na rua Joaquim Ribeiro do Nascimento (conhecida como antiga rua Três), nº 95, São Cristóvão. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários