Quinta, 28 de Março de 2024
26°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Economia Economia

Agronegócio não será salvação da economia brasileira neste ano

Setor que impulsionou o PIB brasileiro nos últimos anos deve sofrer com crise hídrica e fenômenos climáticos

01/09/2021 às 17h55
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:

Motor da economia nos últimos anos, a agropecuária deve limitar o avanço do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro neste ano. Em 2020, quando a soma dos bens e serviços produzidos recuou 4,1%, o setor saltou 5,7% e limitou as perdas da economia amplamente afetada pela pandemia do novo coronavírus.

Agora, ambiente já é mais adverso para o agronegócio, que sofre com fenômenos climáticos e a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. No segundo trimestre, o setor recuou 2,8% e guiou a estabilidade do PIB no período entre abril e junho (-0,1%).

"O agronegócio foi o que tirou a gente lá de baixo, crescendo 5,7% no ano passado. Com as geadas, o frio quebrando safras e a possibilidade da crise hídrica, já existem projeções apontando para a estabilidade do setor", observa o economista Roberto Dumas, do Insper. 

A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica o setor agropecuário ocorreu com o ingresso da safra do café no cálculo do índice. "A safra do café está na bienalidade negativa, que resulta numa retração expressiva da produção", explica ela.

O economista-chefe da Ativa Investimentos, Étore Sanchez, afirma que o resultado do segundo trimestre do segmento ainda não vai além das oscilações frequentemente apresentadas pelo setor. Para ele, o desempenho dos serviços deve ser visto com mais cautela do que o agronegócio. 

"O agronegócio tem um crescimento sólido e consistente. É evidente que problemas são criados por ruídos políticos e fiscais e volatilidade cambial, mas é um setor ainda bem consistente, que conseguiu se sustentar durante a pandemia", destaca Sanchez.

No começo da semana, várias entidades representativas do agronegócio brasileiro saíram em defesa do Estado Democrático de Direito e pediram "liberdade para empreender, gerar, compartilhar riqueza, contratar e comercializar, no Brasil e no exterior".

O documento assinado pelas principais associações do setor ressalta que as cadeias produtivas do segmento precisam de estabilidade, segurança jurídica e harmonia para poder trabalhar. "De qualquer politização ou partidarização nociva que, longe de resolver nossos problemas, certamente os agravará", afirmam as entidades.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio