A Comissão Temporária de Petrópolis promove, nesta quinta-feira (24), às 10h30, audiência pública para discutir as habitações dos que foram afetados pelas chuvas ocorridas no município. A reunião ocorrerá dias após nova tragédia registrada na região, que sofreu mais uma vez com fortes chuvas, no último domingo (20). A enxurrada deixou pelo menos cinco mortos, três desaparecidos e causou estragos em residências e no comércio. Foi a segunda vez que a cidade da região serrana do Rio de Janeiro sofreu com um forte temporal em pouco mais de um mês.
No dia 15 de fevereiro, as chuvas provocaram deslizamentos e deixaram 233 mortos, no que foi considerada maior tragédia da história de Petrópolis.
Esta será a terceira reunião da comissão, composta por sete titulares e dois suplentes, que terá prazo de 30 dias para apresentar relatório. O colegiado atuará em conjunto com autoridades do município fluminense, do estado e do governo federal para garantir assistência às vítimas e medidas para evitar tragédia semelhante no futuro.
Na última quinta-feira (17), os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Romário (PL-RJ), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Eduardo Girão (Podemos-CE), integrantes da comissão, sobrevoaram o município atingido pelas enxurradas, dando início ao plano de trabalho para avaliar as eventuais causas do desastre e propor políticas públicas para evitar esse tipo de tragédia.
Além do sobrevoo e da visita ao 32º Batalhão de Infantaria Motorizada, os senadores foram ver de perto as áreas afetadas pelas enchentes e deslizamentos que destruíram boa parte do município em fevereiro. Depois de andar nas ruas atingidas pela tragédia, os parlamentares se encontraram com o prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, na sede do Executivo municipal e com políticos na Câmara dos Vereadores para conversar sobre as demandas do município.
Para a audiência pública desta quinta-feira (24) foram convidados os seguintes participantes:
Rubens Bomtempo - Prefeito de Petrópolis
Allan Nogueira, subsecretário de Habitação do Estado do Rio de Janeiro
Representante de Max Lemos - secretário de Infraestrutura e Obras do Estado do Rio de Janeiro
Laura Ferminano - Representante da Comissão de Vítimas das enchentes - Teresópolis
Cláudia Renata de Almeida Ramos - Representante da Comissão de Vítimas das enchentes - Petrópolis
Marilene Martins Morelli -Representante da Comissão de Vítimas das enchentes - Areal
Marcela Diniz Branco Rampini -Representante da Comissão de Vítimas das enchentes - São José do Vale do Rio Preto
Representante do Ministério do Desenvolvimento Regional
Representante do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Representante do Instituto Estadual do Ambiente (INEA)
Como participarO evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. |