O senador Dário Berger (MDB-SC) criticou a privatização dos Correios, em pronunciamento nesta terça-feira (22). Para ele, é preciso fazer estudos e análises precisas avaliando os prós e contras em vender uma empresa que se demonstra lucrativa, possui 300 anos de história e cerca de 100 mil servidores por todo o Brasil.
Ao analisar os números, o senador afirmou que vender a estatal na forma que está sendo proposta não é o melhor caminho. Dário destacou que os problemas relacionados ao fundo de pensão não podem ser confundidos com a gestão da empresa. Segundo ele, os Correios são a estatal que mais dá retorno ao Tesouro Nacional em relação aos investimentos feitos na mesma.
— Entre 2001 e 2020, os Correios registraram lucros em 16 anos e prejuízos em apenas quatro anos. Nos últimos 20 anos, a empresa repassou 73% dos seus resultados positivos acumulados ao seu único acionista, que é o governo federal. No total, a empresa acumula resultado líquido positivo de R$ 12,4 bilhões em resultados atualizados pelo Índice de preços no consumidor (IPCA), e repassou R$ 9 bilhões de dividendos nesse período.
Dário disse ainda ter dúvidas de que a iniciativa privada vai querer atender a população em lugares distantes e remotos. Para ele, a falta de interesse na manutenção de agências pode ocasionar uma piora no serviço.