A senadora Soraya Thronicke (União-MS) anunciou, em pronunciamento nessa terça-feira (17), a apresentação de um projeto para regulamentar a profissão de tanatopraxista, especialistas na conservação e no preparo de corpos de pessoas mortas para o velório.
— É difícil a gente tocar nesse assunto, mas é um tema que a gente precisa enfrentar. E essas pessoas são invisíveis para nós. É um setor da economia, é uma profissão que não está regulamentada e eles me procuraram para isso, afirmou.
A senadora explicou que a regulamentação da profissão se justifica pelo aperfeiçoamento da indústria funerária, além de aspectos ambientais e de saúde pública, pois nessa atividade há manipulação de materiais químicos e biológicos que podem provocar efeitos adversos.
Soraya destacou que a função da tanatopraxia vai muito além da estética e da aparência, pois proporciona um momento menos doloroso à família e aos amigos presentes na despedida das pessoas falecidas.
— O valor do serviço é psicológico e emocional. Por isso, merece atenção, todo o apoio e a regulamentação da profissão que cuida, zela e guarda, em momentos tão dolorosos e de despedidas entre familiares e amigos — disse.