O Senado aprovou, em votação simbólica, mensagem que autoriza a cidade de Dourados (MS) a pegar empréstimo externo no valor de US$ 40 milhões junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata). Os recursos se destinam ao Programa de Desenvolvimento de Dourados — Desenvolve Dourados.
A MSF 54/2022, da Presidência da República, teve parecer favorável do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e foi aprovada na forma do PRS 36/2022, que segue para promulgação.
Nelsinho lembrou que o empréstimo também foi aprovado pela Câmara Municipal da cidade.
— Dourados é a maior cidade do interior do Mato Grosso do Sul, é uma cidade próspera, pujante, alegre — disse o relator.
Como contrapartida ao empréstimo, o município deverá destinar US$ 10 milhões de recursos próprios para o programa. Entre as áreas que serão beneficiadas com o investimento, estão saneamento urbano, meio ambiente, mobilidade urbana e infraestrutura administrativa.
O prefeito de Dourados, Alan Guedes, estava no Plenário do Senado durante a votação.
A senadora Soraya Thronicke (União-MS), que nasceu em Dourados, também apoiou a aprovação da matéria.
— A Grande Dourados, que abarca mais de 30 municípios, dá todo o suporte para o restante do estado, é a capital do interior, é a minha terra natal — disse Soraya.