O cinquentenário da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), entidade que representa magistrados da Justiça Federal e ministros dos tribunais superiores, será comemorado pelo Senado na terça-feira (20), às 10h. A sessão especial é de iniciativa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Fundada em 20 de setembro de 1972, a Ajufe reúne mais de 1.500 magistrados. A justificação do requerimento da sessão especial destaca, entre os principais objetivos da associação, “o fortalecimento do Poder Judiciário e de seus integrantes; a luta pelo aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e a plena observância dos direitos humanos; a defesa dos interesses da categoria junto a quaisquer órgãos ou entidades públicas ou privadas; a promoção de reuniões e simpósios para o estudo e debate de questões institucionais e de interesse da magistratura; e a publicação de trabalhos e obras de interesse dos juízes”.
O requerimento de Rodrigo Pacheco (RQS 405/2022), subscrito por outros sete senadores, foi aprovado em Plenário em 31 de maio. Ainda não foi definida a lista de convidados.