O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) disse, em pronunciamento nesta quinta-feira (6), que o “grande marco” das eleições não foram as vitórias dos candidatos, mas os “erros” das pesquisas eleitorais divulgadas por institutos. Para o parlamentar, os resultados publicados estavam muito errados.
— Estou falando dos erros dos diversos institutos de pesquisa, tanto de pequeno quanto de grande porte e renome, na divulgação de suas pesquisas eleitorais. Os resultados errados foram muitos. Vimos, nessas eleições, grandes institutos — como o Ipec (ex-Ibope) e o Datafolha, entre outros — apresentando pesquisas muito fora da realidade — afirmou.
De acordo com o senador, embora tenham divulgado números diferentes para os candidatos à Presidência da República levando em conta as margens de erro, os principais institutos “cravaram as mesmas diferenças entre eles”, ou seja, de 14 pontos. No entanto, após o resultado das urnas no domingo (1º), a diferença, na prática, foi de 5 pontos percentuais.
— É por essas razões que assinei a CPI dos institutos de pesquisa. Sou favorável a que se promova uma investigação séria e profunda sobre sua atuação e sobre aqueles para quem elas trabalham — declarou.