Geral Minas Gerais
Copasa avança em programa de eficiência operacional
Atuação da companhia é avaliada em ação que busca melhoria contínua em serviços de abastecimento e esgotamento sanitário
08/11/2022 14h05
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Copasa / Divulgação

A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) , no âmbito da Unidade de Negócio Oeste (Unoe), acaba de ser reconhecida no Programa de Eficiência Operacional, implantado pela Diretoria de Operação para avaliar a melhoria contínua da prestação de serviços de abastecimento e esgotamento sanitário nos mais de 600 municípios operados.

As avaliações são realizadas anualmente. Na primeira etapa, empregados com conhecimento técnico analisam, entre outras questões, as condições de conservação e segurança das captações e Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETEs); a integridade de elevatórias e reservatórios e os resultados do processo de tratamento de água e esgoto em cada localidade, com base nas exigências de legislações e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) .

Etapas

Continua após a publicidade

A supervisora administrativa de desempenho empresarial, Juliana Martins, explicou como ocorre a avaliação. "Na primeira etapa os avaliadores preenchem um questionário com questões objetivas e específicas para cada unidade avaliada. Para as questões afirmativas são inseridas evidências fotográficas e para as unidades com necessidade de correções é registrado o plano de ação que será acompanhado no decorrer do ano. Ao final, é gerada a pontuação final do sistema avaliado", detalhou. 

Na segunda etapa é realizada a validação das avaliações pelos gestores. Os sistemas com maior pontuação seguem para a terceira etapa, em que são inspecionados por membros do Comitê do Programa de Eficiência Operacional. Aqueles com melhores resultados são reconhecidos. 

A premiação é feita por porte, com base no número de ligações de água. Porte 1: de 0 a 5 mil ligações; Porte 2: de 5 mil a 10 mil ligações, e Porte 3: acima de 10 mil ligações.

Premiadas

Continua após a publicidade

Patos de Minas foi reconhecida no Porte 3, em 1º lugar geral em todo o estado. Já na disputa entre os sistemas que compõem a Unoe foram premiados: 1º lugar - Porte 1: São Gonçalo do Abaeté; 1º lugar no Porte 2: Perdizes e 1º lugar no Porte 3: Coromandel. 

A superintendente da Unoe, Cristiane Carneiro, elogiou o empenho das equipes e falou da importância de a unidade conquistar o prêmio: “Agradeço a dedicação de cada um dos empregados que estão comprometidos com a excelência e melhoria contínua para levar cada vez mais o melhor aos clientes. Receber o prêmio é mais que um ato simbólico, significa que estamos seguindo o nosso propósito e temos trabalhado com muito amor e empenho pela qualidade de vida da população”, destacou. 

Programa 

O Programa de Eficiência Operacional é um sistema de gestão que contempla os conceitos de qualidade e atende às exigências da Arsae-MG. Criado no final de 2020, é uma ferramenta que possibilita acompanhamento e avaliação contínua dos processos da empresa, subsidiando a tomada de decisão, a melhoria das práticas desempenhadas por meio da promoção de ações para o desenvolvimento sustentável e a excelência da gestão. 

Foram realizados dois ciclos. O primeiro foi um projeto-piloto, que permitiu a diretoria avaliar os benefícios da implantação. Neste segundo ciclo, os sistemas que mais se destacaram na Copasa em todo o estado foram reconhecidos. 

Em outubro foi iniciado o terceiro ciclo. Os sistemas serão avaliados até dezembro e os resultados divulgados no primeiro semestre de 2023. Além do reconhecimento, a realização de avaliações possibilitará à diretoria a análise para futuros investimentos.