O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) afirmou que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, é hoje um herdeiro de Tancredo Neves, que, nos momentos de crise política, pregava a conciliação. Para o parlamentar, o líder petista buscará garantir solidez à nossa democracia, que, segundo Kajuru, "tem sido alvejada sistematicamente nos últimos anos".
Em pronunciamento nesta terça-feira (08), o senador opinou que Lula venceu a eleição por seu dom de articular, vai governar com uma frente ainda mais ampla do que Tancredo e, para alcançar êxito, terá que dialogar muito.
— Que consiga reduzir a animosidade política e gerir a nação com tranquilidade e eficiência necessária, depois de quatro anos de desvario político-administrativo — disse.
De acordo com Kajuru, o essencial é recuperar os mecanismos para fortalecer a democracia, colocar o país no caminho do desenvolvimento e, assim, melhorar a vida do povo brasileiro. O senador acrescentou ter conversado sobre o tema, no domingo (6), com o senador Jaques Wagner (PT-BA), o qual lhe afirmou que Lula garantiu que não vai ser o presidente do PT "mas, sim, o presidente da democracia".