A Comissão de Relações Exteriores (CRE) vai sabatinar nesta terça-feira (22) sete indicados para chefiar embaixadas brasileiras e representações junto a agências internacionais. Se aprovadas pela CRE, as indicações serão analisadas no Plenário.
Duas das nomeações são para preencher postos brasileiros junto às organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A indicada para a Unesco, Paula Alves de Souza (MSF 65/2022), é a atual diretora do Instituto Guimarães Rosa, fundado neste ano pelo Itamaraty para difundir a língua portuguesa e a cultura brasileira. A indicada para a FAO, Carla Barroso Carneiro (MSF 64/2022), foi assessora internacional em diversos ministérios, como Casa Civil, Educação, Cidadania e Desenvolvimento Regional.
As demais indicações preenchem chefias de missões diplomáticas brasileiras, principalmente na África, para as embaixadas na Tunísia (MSF 76/2021), na Mauritânia (MSF 3/2022), na Guiné Equatorial (MSF 7/2022) e no Sudão (MSF 8/2022). Completa a lista a nomeação para a embaixada brasileira na Jordânia (MSF 77/2022).