Aumentou nos últimos dias o compartilhamento em grupos de WhasApp e nas redes sociais de um vídeo em que o senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) faz declarações durante entrevista coletiva sobre o pedido de impeachment que apresentou contra os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes e Dias Tóffoli.
De acordo com a publicação, a TV Senado apresentou esse vídeo pela manhã. Em seguida, "Congresso e Senado ligaram para a própria TV Senado intimando-a, sob forte ameaça e pressão", determinando a retirada do material "de todos os demais telejornais!". A própria publicação conclui: "já foi retirado até mesmo do YouTube!!”.
Isso é fake news! O vídeo é antigo, o pedido já foi arquivado e a TV Senado não mandou retirar o conteúdo.
O vídeo registra parte da entrevista do senador, concedida em abril de 2019, quando ele apresentou o pedido de impeachment. Além de o material ser antigo, não tem a logomarca da TV Senado e o enquadramento da imagem é diferente do adotado pela emissora, que utiliza produção própria. E tem mais: a gravação feita pela TV na época continua disponível no Youtube. Veja aqui.
O pedido citado no vídeo já foi arquivado e a tramitação pode ser conferida no site do Senado, onde também estão disponíveis todas as petições que oferecem representação contra ministros do Supremo.
Além disso, o Senado Verifica já publicou matéria chamando atenção para esse tipo de desinformação: TV Senado mandou tirar do ar. Isso é fake!
Senado Verifica – Fato ou Fake é um serviço da Secretaria de Comunicação Social destinado à checagem da veracidade de informações sobre o Senado Federal para o combate a fake news. Quer checar uma informação sobre o Senado? Envie uma mensagem para: senadoverifica@senado.leg.br. #FakeNewsNão! |