Quinta, 28 de Março de 2024
23°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Minas Gerais EM MINAS

Detran-MG explica condições para motoristas trocarem placa para modelo Mercosul

A implantação já é obrigatória no Brasil, mas no estado houve um atraso no sistema.

04/02/2020 às 14h03
Por: Marcus Vinícius Gomes Fonte: Radio Itatiaia
Compartilhe:
Foto: Agência de Notícias do Paraná
Foto: Agência de Notícias do Paraná

A nova placa Mercosul passará a ser oficialmente adotada em Minas Gerais a partir do dia 2 de março, conforme o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG). A implantação já é obrigatória no Brasil, mas no estado houve um atraso no sistema. A antiga placa continua valendo e não é obrigatória a substituição. Em alguns casos é necessária a substituição. 

Segundo o delegado chefe da divisão de controle de Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do Detran Minas, Roberto Barbosa,  nesse primeiro momento os carros zero km são emplacados já a partir do dia 2 de março.

“Os veículos que tiverem a sua placa do sistema antigo, furtada, danificada, roubada ou extraviada, são obrigados a adotar o sistema Piv (Placa de Identificação Veicular), e no caso em que o proprietário também alterar o município ou o estado da federação”, explica.

No caso em que o proprietário mantiver a transferência do veículo para outro proprietário, no mesmo município, não é obrigatória a transferência para placa nova. “Ele pode continuar com placa cinza. A partir do momento que ele troca de município e estado, é obrigatório adotar a nova placa”.

Quem optar por mudar a placa para o novo sistema deve procurar o Detran e solicitar a alteração de dados. A única alteração na placa é o segundo número na sequência numérica, que vai ser substituída por uma letra.

O valor da placar deve variar de R$ 115 a R$130.

A nova placa é obrigatória nos seguintes casos:

- Primeiro emplacamento

- Mudança de categoria do veículo

- Roubo, furto, extravio ou dano da placa

- Mudança de unidade federativa

- Instalação de segunda placa traseira

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio