Em pronunciamento nesta terça-feira (6), o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) despediu-se do Senado. O parlamentar realçou que o tempo passado na Casa o fez reforçar sua “crença na democracia como um valor fundamental”. Segundo ele, conviver com pessoas de pensamentos antagônicos contribuiu para que se tornasse um ser humano melhor, concluindo tratar-se de um legado de ensinamentos que ele carregará por toda a vida.
Ele comentou sobre a coincidênciade ter assumido seu primeiro mandato quando o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumia o cargo e se despede do Senado no momento em que o ex-líder operário retorna ao Palácio do Planalto.
— Exatamente por ter vivenciado de perto esses diferentes momentos, em mim se consolidou a certeza de que a democracia é o bem mais precioso da sociedade brasileira, é o espaço vital em que podem se expressar todas as correntes, refletindo a riqueza e a diversidade de nosso povo, suas diferentes circunstâncias e legítimas necessidades. As recentes eleições nos trazem, portanto, o alerta de que devemos estar sempre vigilantes contra ameaças autoritárias, ainda que surjam e se camuflem por dentro do próprio sistema democrático.
Tasso disse que em duas décadas muito aprendeu "ao conviver com pessoas extraordinárias e completamente diferentes entre si em termos de história de vida, experiência, origem e pensamento".
Depois de quase 20 anos de mandato, o representante do Ceará diz ter aprendido que o “ritmo” e as “decisões” do processo legislativo são diferentes do que em geral se entende por ritmo e decisões. Além disso, independem do querer pessoal dos legisladores. Desse modo, ressaltou, é preciso ter a “humildade” para reconhecer tais limitações.
Tasso se descreveu como "um Senador de oposição", mesmo após o impeachment da presidente Dilma Rousseff, tendo evitado, por exemplo, alinhamento automático com o Governo Temer e preservando compromissos com o que se considera benéfico e positivo para o país,independente de "viés ideológico ou partidário".
— Talvez essa forma de atuar, aliada aos anos de experiências e aprendizado nesta Casa, tenha me feito merecedor da generosidade e confiança dos meus pares ao entregar-me relatoria de projetos relevantes aos quais me dediquei com afinco, dentre os quais destaco a Lei das Estatais, o Marco Legal do Saneamento, a Reforma da Previdência.
O parlamentar acredita ter trazido ao Parlamento "soluções inovadoras, visando sempre prestigiar valores republicanos, o acesso de todos a serviços de qualidade, o fortalecimento do investimento privado, a ética na gestão, o crescimento sustentado e o equilíbrio das contas públicas".
Ele destacou também algumas proposições que estão em tramitação, sejam as que apresentou e/ou relatou durante seu mandato. Dentre as que propôs, lembrou:
— A da regulação do mercado de crédito de carbono; o projeto de benefício universal infantil; a Lei de Responsabilidade Social; os contratos de impacto social; o mercado de águas; os projetos de avaliação das políticas públicas e subsídios e a PEC da sustentabilidade social. São temas e ideias que deixo aos futuros parlamentares que, decerto, saberão aperfeiçoá-las e dar-lhes o melhor encaminhamento — declarou.
O senador também deixou uma "mensagem de esperança no futuro do Brasil e na sua gente". De acordo com Tasso, o povo brasileiro "dá a cada dia provas de sua força e de sabedoria, apesar de todas as dificuldades", honrando o Brasil com seu trabalho diário e inspirando seus representantes com "inabalável esperança na vida e, acima de tudo, fé na democracia".
Tasso recebeu a saudação de 19 senadores que apartearam seu discurso de despedida.