O governador Romeu Zema participou da homenagem do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para o conselheiro presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Mauri Torres, que deixará a presidência do órgão nesta semana. Em solenidade realizada no auditório do pleno do TJMG nesta segunda-feira (13/2), Zema elogiou a atuação de Mauri Torres desde os tempos de deputado estadual até a trajetória na corte estadual de contas.
"Falar do conselheiro é uma satisfação, é um dos nomes que me inspiraram nesse pouco tempo que tenho de política, uma das pessoas com quem sempre aprendo muito quando converso. Quero expressar meu reconhecimento e minha gratidão pela sua sabedoria, na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Contas", afirmou Zema.
Torres será substituído na presidência do TCE-MG pelo conselheiro Gilberto Diniz, nesta quarta-feira (15/2), para o biênio 2023/2024.
O evento teve a presença dos secretários de Estado Igor Eto ( Governo ) e Marília Melo ( Meio Ambiente ), do advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa, da defensora pública-geral de Minas Gerais, Raquel da Costa Dias, do comandante-geral da Polícia Militar , coronel Rodrigo Piassi do Nascimento, e do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, além de outros parlamentares que acompanharam a entrega da placa de homenagem a Mauri Torres pelas mãos do presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho.
"É com muita surpresa e muita alegria que recebo tão honrosa homenagem. Minha vida foi de muito trabalho, muita realização e desejo de acertar desde que cheguei ao parlamento", afirmou Mauri Torres.
Trajetória
Natural de Guararema, no interior de São Paulo, Mauri José Torres Duarte nasceu em 1950 e viveu desde a infância em Nova Era e depois João Monlevade, ambas cidades na região Central de Minas Gerais.
Como empresário, atuou em áreas como imobiliária, construção civil e pecuária, e foi eleito deputado federal por seis mandatos consecutivos, tendo ocupado a presidência da ALMG de 2003 a 2006, tornando-se o primeiro presidente da Casa a cumprir dois mandatos seguidos, e foi nomeado conselheiro do TCE-MG em 2011.
Mauri Torres ocupou a presidência da corte de contas no biênio 2019/2020, e depois foi novamente eleito em 2021 quando houve a renúncia do então presidente, conselheiro José Alves Viana, que precisou se afastar da presidência do TCE-MG para fazer um tratamento de saúde.