A Comissão Temporária sobre a Situação dos Yanomami (CTEYANOMAMI) vai discutir e votar o seu plano de trabalho em reunião marcada para esta quarta-feira (1º), a partir das 11h. O plano será apresentado pelo relator, senador Dr. Hiran (PP-RR).
Também está na pauta um requerimento do senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) que pede informações ao ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, sobre o montante dos recursos recebidos anualmente pelo Fundo Amazônia através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desde 2003. Mecias alega que a medida vai contribuir para dar maior transparência aos recursos empregados no amparo às populações indígenas.
Criada no dia 8, a comissão representa o Senado no acompanhamento da crise humanitária que envolve o povo ianomâmi no estado de Roraima, e deverá supervisionar a retirada de garimpeiros que ocupam a reserva ianomâmi de forma ilegal.
Formado inicialmente por cinco membros, o colegiado será reforçado com mais três integrantes conforme requerimento aprovado nesta terça-feira (28) pelo Plenário.