Quinta, 28 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Cultura Cultura

Estado lança Plano de Salvaguarda de Acervos de Arquitetura e Urbanismo

Estratégia traça ações direcionadas a proteger e difundir documentos e arquivos públicos e privados 

29/03/2021 às 11h35
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Divulgação / Arquivo Público Mineiro
Divulgação / Arquivo Público Mineiro

Proteger e difundir os acervos documentais relacionados às atividades de Arquitetura e Urbanismo no estado é o principal objetivo do Plano de Diretrizes para a Salvaguarda do Patrimônio Documental Arquitetônico e Urbanístico de Minas Gerais, que será lançado na próxima terça-feira (30/3), às 15h, pela  Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do  Arquivo Público Mineiro (APM).

O evento, que será transmitido ao vivo pelo  canal da Secult no YouTube. Vão participar o vice-governador, Paulo Brant, o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, e representantes das instituições parceiras na iniciativa conjunta: Conselho Estadual de Arquivos (CEA);  Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural de Minas Gerais (Iepha-MG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Conselho de Arquitetura e Urbanismo de MG (CAU/MG); e Instituto de Arquitetura do Brasil (IAB-MG).

O plano reúne 15 ações direcionadas tanto para acervos privados quanto públicos. A atuação se concentra em três eixos principais: diagnóstico e governança; preservação de arquivos; e democratização do acervo.

Patrimônio documental

O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, destaca a importância do plano e o papel do APM nesse processo. “O Arquivo Público Mineiro consolida a sua vocação de salvaguarda, para além de documentos administrativos, incluindo o acervo arquitetônico de Minas Gerais. Essa tradição começa com o reconhecimento do conjunto de documentos da Comissão Construtora de Belo Horizonte como patrimônio documental do mundo”, observa.

A iniciativa se junta aos esforços de promover ações de preservação e difusão de arquivos da Arquitetura e Urbanismo. Em Minas Gerais, o Laboratório de Fotodocumentação Sylvio de Vasconcellos, da Escola de Arquitetura e Design da UFMG, atua desde 1954 com registros da Arquitetura mineira. Em 2006, o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq) instituiu a Câmara Setorial de Arquivos de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, com objetivo de propor diretrizes e normas para os arquivos de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, dadas as suas especificidades.

Com o plano, a Secult também pretende estimular a difusão dos acervos de Arquitetura e Urbanismo, franqueando acesso aos documentos públicos custodiados pelo Arquivo Público Mineiro e promovendo o cadastramento dos arquivos privados de interesse público e social.

Programação

Além de lançar o Plano de Salvaguarda, serão discutidos cenários e estratégias de ação a partir das experiências de instituições parceiras e de seus corpos técnicos.

Em seguida, o evento traz um seminário sobre preservação, acesso e difusão de acervos de Arquitetura, mediado pela presidente do Iepha-MG, Michele Arroyo. Os palestrantes serão o professor da Escola de Arquitetura da UFMG, Leonardo Castriota, e a professora da Faculdade de Arquitetura da USP, Ana Lúcia Duarte Lanna. As diretorias do Arquivo Público de Belo Horizonte e do Arquivo Público Mineiro também se apresentam. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio