O chatbot do Google, Bard, que chega para competir com o ChatGPT, foi lançado no Brasil nesta quinta-feira (13). A ferramenta também ficou disponível na Europa.
Segundo a empresa, trata-se de uma experiência separada e complementar à pesquisa do Google.
“A partir de hoje, você pode usar o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol”, disse o diretor sênior de produtos do Google, Jack Krawczyk, em uma publicação.
Em uma publicação, a empresa diz que o Bard busca “combinar a amplitude do conhecimento mundial com o poder, a inteligência e a criatividade de nossos grandes modelos de linguagem”.
Ele se baseia em informações da internet para fornecer respostas novas e “de alta qualidade”, conforme anunciou a empresa.
“Bard pode ser uma saída para a criatividade e uma plataforma de lançamento para a curiosidade, ajudando você a explicar as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da Nasa para uma criança de 9 anos, ou aprender mais sobre os melhores atacantes do futebol no momento”, diz a publicação.
Segundo Krawczyk, os usuários podem mudar o tom e o estilo das respostas do Bard para simples, longas, curtas, profissionais ou casuais. Eles podem fixar ou renomear conversas, exportar código para mais lugares e usar imagens em prompts.
Além disso, o chatbot promete ajudar os usuários a esboçar e escrever rascunhos de redação, planejar o chá de bebê de um amigo e obter ideias para o almoço com base no que está na geladeira, por exemplo.
O movimento do Google ocorreu meses depois do sucesso viral do ChatGPT e coloca as duas empresas em uma disputa pela liderança da inteligência artificial do mundo.
Bard x ChatGPT
Segundo o fundador da Startse, Junior Borneli, o Bard, que está disponível nos Estados Unidos desde fevereiro, tem sido muito usado por se diferenciar do ChatGPT em um quesito primordial: atualização em tempo real.
“Ele está conectado em tempo real à internet. Seus dados são atualizados rapidamente. Tudo que foi publicado agora na internet já pode ser acessado pelo Bard. Isso é uma vantagem competitiva enorme em relação ao ChatGPT, que tem seus dados atualizados até meados de 2021”, disse à CNN.
Acirrando a disputa, a Microsoft anunciou que quem acessa o ChatGPT por meio do Bing, que é o serviço de busca da empresa, também passa a ter acesso a dados atualizados.
“Isso é só uma demonstração de como essa competição é quente e como muda a cada segundo a competição de quem vai ser o grande líder de inteligência artificial do mundo”, pontuou Borneli.