Geral Infraestrutura
Governo de Minas conclui obra aguardada pelos mineiros há 40 anos na rodovia LMG-760
Investimento é da ordem de R$ 207 milhões e beneficiará mais de 216 mil pessoas
17/08/2023 15h00
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Cristiano Machado / Imprensa MG

O Governo de Minas , por meio do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , entregou, nesta quinta-feira (17/8), as obras de pavimentação da LMG-760. A melhoria do trecho, de aproximadamente 50 quilômetros, era aguardada pela população local há cerca de 40 anos. 

As intervenções fazem parte do Provias, programa do Governo de Minas que é o maior pacote de obras rodoviárias da última década. Mais de 216 mil pessoas serão beneficiadas, com investimento da ordem de R$ 207 milhões.

A cerimônia de entrega das obras da rodovia foi realizada no entroncamento com a MG-320, no município de São José do Goiabal. O evento contou com a presença do governador Romeu Zema, do vice-governador Professor Mateus, do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) , Pedro Bruno, e de outras autoridades. 

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“É um prazer estar em São José do Goiabal neste momento tão importante, não só para a região, como para Minas Gerais, já que estamos entregando aqui a maior obra do meu governo. Um investimento de mais de R$ 200 milhões em uma melhoria que vai trazer desenvolvimento, gerar investimentos e empregos em toda a região, já que ela conecta o Vale do Aço à Zona da Mata”, enfatizou o governador. 

Neste momento, o Governo de Minas tem 52 obras sendo realizadas em todo o estado.

“É nisso que acreditamos: em um governo sério, com gente competente e que olha para o futuro. Um governo que preza pela gestão. Porque onde tem gestão, tem realização. E vamos fazer muito ainda por Minas Gerais”, acrescentou Romeu Zema.  

Na sequência, o vice-governador Professor Mateus ressaltou as melhorias na gestão do Estado que impactam de maneira positiva na vida do cidadão. 

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“É um orgulho estar aqui hoje, pois essa obra, especificamente, já teve três grandes inaugurações de papel. No passado, houve almoço, festa, churrasco. Mas o nosso jeito é um pouco diferente. Estamos aqui, neste momento, entregando a obra realizada, tirando fotos com asfalto do lado e não com papel assinado, porque é assim que a gente muda a vida das pessoas: garantindo que as obras aconteçam”, afirmou.

Mais desenvolvimento

Somadas, as recuperações funcionais da LMG-760 e da MG-320 vão encurtar o caminho entre o Vale do Aço e a Zona da Mata Mineira, uma vez que vai conectar essas regiões à BR-381 e à BR-262, duas importantes rodovias federais que também serão desafogadas com as melhorias. 

Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), Pedro Bruno, a conclusão da rodovia vai reforçar, ainda, o desenvolvimento econômico da região. 

“Esta conexão vai reforçar o nosso desenvolvimento econômico, além de melhorar a visitação ao nosso Parque do Rio Doce, que ainda é tão desconhecido por nós mineiros”, disse. 

O secretário acrescentou, também, que novas melhorias estão sendo realizadas em Minas Gerais.

“O nosso desafio é grande, pois temos a maior malha viária do país, mas seguimos animados e otimistas. De um ano para cá, já são 38 obras concluídas por meio do Provias. E temos mais 30 obras para dar ordem de início, ainda em 2023. Então, há muitas obras acontecendo, e isso é perceptível. Esse é um compromisso nosso, uma determinação do governador, e vamos avançar com essa pauta tão relevante para o nosso estado”, acrescentou.

A nova LMG-760 vai melhorar, por exemplo, a vida de Antônio Henrique Cunha, de 47 anos, o ex-caminhoneiro que agora é comerciante na cidade de São José do Goiabal. Experiente condutor, ele passou por diversas vezes pela antiga estrada e enfrentou dificuldades por muito tempo no trecho.
 
“Sou nascido e criado aqui na cidade e, desde que me entendo por gente, eu estou esperando esse asfalto aqui. Antes, era terra pura e muito buraco. Quando chovia, então, dava um barro que atolava os carros e não dava para passar. Fui caminhoneiro por 15 anos e já fiquei com o caminhão quebrado por causa da estrada ruim. Já sofri muito nesse pedacinho aqui até o Vale do Aço”, lembrou. 

“Agora, ficou ótimo. E uma estrada boa traz muitos benefícios: o transporte fica melhor e o deslocamento mais rápido caso precise ir a algum hospital ou fazer alguma logística”, complementou Antônio Henrique. 

Obra aguardada

As intervenções na LMG-760 eram reivindicadas há cerca de 40 anos pela população local e, agora, vai beneficiar não apenas o turismo, mas toda a cadeia produtiva da região. Antes da conclusão, apenas oito quilômetros eram asfaltados.

Hernane José Bittencourt é morador da cidade de Timóteo e, em 1985, fundou o movimento ‘Asfalta MG-760’. Desde então, são 38 anos de luta para que a rodovia fosse pavimentada. 

“Nesse tempo, vimos quatro assinaturas de ordem de serviço, cinco eventos de início de obra, mas só hoje a via está pronta. E isso se dá por conta de uma boa gestão, que age com responsabilidade e compromisso. É a realização de um sonho”, enfatizou. 
 
Turismo 

A pavimentação da rodovia vai ampliar a circulação de produtos e serviços entre duas importantes regiões do estado, além de beneficiar diretamente um dos mais importantes patrimônios naturais do Vale do Aço: o Parque Estadual do Rio Doce. 

Ao facilitar o acesso aos atrativos naturais da Bacia do Rio Doce, o turismo na região, por sua vez, vai impulsionar a economia local. A estimativa é que ocorra aumento de pelo menos 50% na visitação ao parque que, atualmente, recebe cerca de 15 mil visitantes por ano.
 
MG-320
 
Nas intervenções que já estão em andamento na MG-320, também na região, a pista de rolamento passará a ter sete metros de largura. Além da faixa mais larga, serão implantados acostamentos com dimensão de 1,5 metro e dispositivos de drenagem redimensionados.
 
Nos seis quilômetros de obras da MG-320, será realizada a recuperação funcional da pista existente, o que consiste em devolver à rodovia seu estado original, além de pintura da sinalização horizontal, implantação de tachas refletivas no eixo e bordos, além da revisão da sinalização vertical, com colocação de novas placas e o restabelecimento dos dispositivos de drenagem.