Minas Gerais

Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais é homologado por conselho estadual

Esse é um dos passos para a implementação das diretrizes do Novo Ensino Médio no estado

08/04/2021 11h10
Por: Redação
Fonte: Secom Minas Gerais

O Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais foi homologado, nessa quarta-feira (7/4), em reunião on-line extraordinária do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG). O próximo passo agora é a implementação das diretrizes.

O documento foi entregue aos conselheiros no fim de 2020, após ter sido elaborado e discutido durante todo o ano passado, em regime de colaboração entre a  Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG). 

A secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, destacou que o documento é um direcionador para o estado, considerando que o Currículo Referência do Ensino Médio foi construído com a contribuição de muitas mãos e é um marco histórico. “Vivemos um momento especial com grandes transformações em relação à política educacional, porque trabalhamos em cada detalhe”, disse. 

Consulta pública

O currículo foi elaborado por uma equipe de redatores que são professores das redes de Educação de Minas e que tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, para elaboração do Currículo Referência, também foram feitos momentos de escuta dos estudantes e uma consulta pública.

O documento traz uma série de novidades que buscam tornar essa etapa de ensino mais atraente para os estudantes, colaborando para evitar a evasão e garantir mais qualidade na formação desses jovens.

A homologação é um dos passos para a implementação do Novo Ensino Médio em Minas Gerais. “As mudanças na Educação têm um horizonte mais longo. Por isso, esses resultados vão ser percebidos ao longo do caminho”, observou o presidente do Conselho Estadual de Educação, Hélvio Teixeira. 

Construção

O Novo Ensino Médio foi elaborado por meio do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (PROBNCC). A partir dele, serão feitas mudanças pedagógicas, no tempo e na estrutura do currículo dessa etapa da Educação básica. Sua implantação está prevista para 2022.

Atendendo à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Referência do Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considera as aprendizagens comuns e obrigatórias definidas pela BNCC, e os Itinerários Formativos, parte em que os alunos escolhem conteúdos que se relacionam com seus interesses.

Buscando agregar experiências de diversas áreas do conhecimento, a SEE/MG e a Undime-MG convidaram instituições de ensino superior para fazerem a leitura crítica da versão preliminar do documento. Com isso, a versão final foi enriquecida com os olhares e saberes de profissionais acadêmicos que formam os professores da Educação básica.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários