On line

Aulas da rede estadual de ensino em Minas voltam na próxima segunda-feira

Foram desenvolvidas três ferramentas para alunos e professores utilizarem durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estiverem suspensas

13/05/2020 11h22
Por: Redação
Fonte: O Tempo

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) anunciou nesta terça-feira (12) que as aulas da rede pública de ensino vão voltar na próxima segunda-feira (18) de forma remota.

Segundo a pasta, a medida pretende minimizar os efeitos da necessidade de suspensão das aulas presenciais, determinada pelo Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde do Covid-19, Comitê Extraordinário Covis-19 e da Secretaria de Estado de Saúde (SES) para evitar a transmissão do novo coronavírus.

Em um vídeo publicado nas redes sociais da pasta, a secretária Julia Sant’Anna lançou o Regime de Estudo não Presencial e enfatizou a importância da continuidade do ensino mesmo em tempos de isolamento social. “Sabemos que nada substitui a relação presencial entre alunos e professores em sala de aula. Mas é nossa função garantir a continuidade dos estudos de nossas crianças e jovens mineiros da melhor forma possível”, disse. 

De acordo com Julia, a primeira semana será para que os alunos e professores se familiarizem com o material disponibilizado pelo governo. “Essa próxima semana será uma semana muito tranquila, para que vocês, professores e alunos, possam ir se reaproximando das atividades escolares de forma serena e muito compreensiva a esse momento sensível e cuidadoso pelo qual todos nós estamos passando”, afirmou.

Programa

A SEE informou que foram desenvolvidas três principais ferramentas para alunos e professores utilizarem nas aulas a distância durante o período em que as atividades presenciais para os estudantes estão suspensas. A primeira delas já está disponível: Planos de Estudos Tutorados (PETs), que são apostilas com o conteúdo das disciplinas, e deverá ser baixado no site: estudeemcasa.educacao.mg.gov.br.

A distribuição para os alunos também pode ser pelos via site, e-mail e WhatsApp. Já aqueles que não têm acesso à internet receberão o material impresso.

Na segunda-feira (18/05) vai estrear o programa “Se Liga na Educação”, que vai exibir aulas que serão transmitidas pela Rede Minas, de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. "Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira o assunto é Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)."

Também a partir de segunda-feira será disponibilizado o aplicativo para dispositivo "Conexão Escola". Na plataforma, alunos e professores terão acesso aos PETs e ainda poderão encontrar as aulas já exibidas no programa “Se Liga na Educação”.

Sindicato contrário

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) se posiciou contrário à decisão do Executivo retornar às aulas, mesmo que de maneira remota. Foi afirmado que a liminar que suspendia a convocação dos servidores para trabalhar durante a pandemia da Covid-19 ainda está em vigor.

"A decisão do Tribunal de Justiça que suspendeu a convocação dos servidores da educação ainda está em vigor. Não teve nenhuma alteração. O Sind-UTE já informou ao Tribunal o descumprimenro da decisão por parte do Governo do Estado", informou. 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG
Atualizado às 20h26
26°
Poucas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 17°
26°

Sensação

15.4 km/h

Vento

36%

Umidade

Fonte: Climatempo
quadrado home
Municípios
Últimas notícias
quadrado 3
Mais lidas
Anúncio
Anúncio