Senado Federal Senado Federal
CE aprova projeto que prevê ensino de primeiros socorros a estudantes
O ensino de noções de primeiros socorros para estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental pode se tornar obrigatório. Projet...
17/10/2023 17h55
Por: Redação Fonte: Agência Senado
Relator na comissão, o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) foi favorável à matéria - Foto: Roque de Sá/Agência Senado

O ensino de noções de primeiros socorros para estudantes do ensino médio e dos anos finais do ensino fundamental pode se tornar obrigatório. Projeto com esse objetivo passou nesta terça-feira (17) pela Comissão de Educação (CE) e segue para a Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Do ex-senador Luiz Pastore (ES), o PL 2336/2022 recebeu parecer favorável do relator, senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP).

O projeto altera a Lei nº 13.722/2018 , que obriga a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários da rede pública e privada de educação básica e de recreação infantil. Com a mudança, noções de primeiros socorros deverão ser ministradas aos estudantes, de acordo com diretrizes específicas para cada faixa etária.

Continua após a publicidade

“É importante que as crianças aprendam desde pequenas noções para cuidar da sua segurança” apontou o relator, o Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) ao manifestar o seu apoio ao projeto.

Para o presidente da CE, Flávio Arns (PSB-PR), o projeto pode promover uma mudança cultural.

Acidentes escolares

De acordo com dados do Ministério da Saúde, apresentados por Pontes, cerca de 4 mil crianças brasileiras morrem anualmente em decorrência de algum acidente. Além disso, a razão mais frequente de hospitalização de crianças e adolescentes até 14 anos decorre de acidentes domésticos ou escolares.

Em casos de emergência, de acordo com o relator, “as próprias crianças e adolescentes, uma vez profissionalmente orientados sobre a matéria, poderão tomar medidas simples, mas muitas vezes fundamentais, como a de pedir auxílio rapidamente ao perceberem uma situação de emergência”.

Continua após a publicidade

Conselho de Alimentação Escolar

A Comissão de Educação (CE) também aprovou uma emenda de Plenário ao PLC 90/2018 , que obriga estados, municípios e o Distrito Federal a destinarem recursos financeiros para assegurar o funcionamento do Conselho de Alimentação Escolar (CAE). A emenda de redação substitui a expressão “ações de educação e de segurança alimentar e nutricional” por “ações de educação alimentar e nutricional”. O texto, relatado pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF), retorna ao Plenário.

O presidente da comissão, senador Flávio Arns (PSB-PR), acredita que a proposta pode trazer mudança de cultura - Foto: Roque de Sá/Agência Senado