Geral Governo
Minas e estados consorciados debatem meio ambiente e segurança pública em São Paulo, na 9ª edição do Cosud
Encontro reunirá grupo de governadores e integrantes dos sete governos em torno do debate de ações de cooperação, de quinta a sábado (19 a 21/10)
18/10/2023 10h10
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Gil Leonardi / Imprensa MG

O Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), realizado desde 2019, chega à 9ª edição, desta vez na cidade de São Paulo. O evento reunirá os gestores públicos dos sete estados das regiões Sul e Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

A proposta é fortalecer a cooperação entre os governos de ambas as regiões e assim impulsionar ações socioeconômicas e ambientais a favor do desenvolvimento regional e nacional.

O Cosud contará com governadores, vices e secretários de Estado para debaterem ações de fortalecimento entre as unidades federativas envolvidas, abordando políticas públicas de interesse comum. “Este é um espaço em que conseguimos compartilhar práticas e experiências, agregar esforços em diversas áreas e trabalhar em conjunto para que todos os estados possam se beneficiar desse diálogo”, aponta o governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Continua após a publicidade

Programação

Para isso, serão conduzidos 16 grupos temáticos (GTs), simultaneamente, em áreas como Assistência Social, Cultura, Infraestrutura, Saúde, Esporte, Turismo, Mobilidade, Educação, Desenvolvimento Econômico, Inovação, Tecnologia e Eficiência na Gestão.

Nesta 9ª edição, o tema será Meio Ambiente e Segurança Pública, e os dois painéis contarão também com a participação dos governadores. Haverá, ainda, diversas atividades culturais.

Encerramento

Continua após a publicidade

Criado em março de 2019, o Cosud busca fortalecer a cooperação entre os estados envolvidos, impulsionando ações socioeconômicas e ambientais em prol do Brasil.

Os sete estados possuem mais de 114 milhões de habitantes, o que corresponde a 56,5% dos brasileiros, e são responsáveis por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No último dia, assim como nas demais edições, será feita a leitura da Carta de São Paulo (que recebe o nome do estado sede), documento que vai elencar as principais discussões dos grupos de trabalho e os encaminhamentos para as próximas ações do grupo.