Sexta, 29 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Geral Pets

Buracos no quintal? Entenda porque cães cavam a terra e saiba como evitar

Veterinária explica por que os cachorros tem hábitos de cavar buracos.

13/07/2020 às 17h51 Atualizada em 13/07/2020 às 17h52
Por: Alice Mourão
Compartilhe:
Buracos no quintal? Entenda porque cães cavam a terra e saiba como evitar

Quem tem casa com jardim e um cachorro conhece bem o problema: cães adoram cavar buracos na terra e podem destruir aquele canteiro que consumiu horas de dedicada jardinagem. Cavar buracos é uma atividade natural e saudável para os cães, mas pode ser controlada. A veterinária Mireille Sabbagh explica que o hábito pode ser provocado por diferentes motivos.

"Alguns cavam como brincadeira, outros cavam para esconder comida, outros cavam pelo instinto de caça, alguns vão cavar para atingir a terra mais fria e deitar no geladinho quando estão com calor", explica a veterinária.

A escavação na terra também pode ser para esconder um brinquedo ou ossinho favorito e garantir que não seja achado por outros, ou até mesmo para investigar, pois os cães têm um olfato bastante apurado.

Para quem quer evitar que o jardim seja destruído por esse hábito dos cães, primeiro é necessário descobrir por qual motivo o animal está cavando a terra.

"Se for por brincadeira, é possível ensiná-lo que essa brincadeira não pode ser feita, com as devidas técnicas de adestramento. Se for por instinto de caça ou de esconder comida, ou até em gestantes com o instinto de fazer ninho, aí é mais difícil tirar o comportamento porque ele já vem enraizado na genética do ser", afirma Mireille Sabbagh.

A médica veterinária alerta para que os donos compreendam o comportamento do animal.

"É um instinto, não é algo que se aprende, nasce com ele. Assim como um recém nascido mamífero já nasce com o instinto de procurar o peito pra mamar, ninguém ensina, já vem programado no nosso DNA", finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Governador Valadares - MG
Governador Valadares - MG
Sobre o município Governador Valadares é um município brasileiro no interior do estado de Minas Gerais, Região Sudeste do país. Localiza-se no Vale do Rio Doce e está situado a cerca de 320 km a leste da capital do estado. Ocupa uma área de pouco mais de 2 342 km², sendo aproximadamente 58 km² em área urbana, e sua população em 2019 era de 279 885 habitantes, posicionando-se como o nono mais populoso do estado mineiro.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio