Sexta, 29 de Março de 2024
21°

Tempo nublado

Governador Valadares, MG

Brasil Brasil

PF faz buscas contra criminosos de São Paulo que fraudaram o auxílio 

Duas operações estão nas ruas nesta sexta-feira e tentam colocar na cadeia pessoas que tiraram dinheiro de beneficiários

16/04/2021 às 07h50
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:
Grupo criminoso atuava no interior de SP - (Foto: PF/ Divulgação)
Grupo criminoso atuava no interior de SP - (Foto: PF/ Divulgação)

A Polícia Federal deu início na manhã desta sexta-feira (16) a duas operações contra uma organização criminosa do interior de São Paulo especializada em fraudar o auxílio emergencial.

Na região de Campinas (SP) ocorre a Operação Lotter, que tenta cumprir oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária (em Paulínia).

Segundo as investigações, a organização conta com ao menos oito pessoas e utiliza programas de computador para invadir a conta dos beneficiários. Eles transferem os valores para o grupo criminoso por meio do pagamento de boletos que eles mesmos criam.

De acordo com a polícia, está comprovado o desvio de mais de R$ 135.000,00, retirados de pelo menos 225 famílias.

Em Sorocaba ocorre a Operação Botter, com oito mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva contra uma pessoa que fraudou 170 auxílios emergenciais durante a primeira rodada do programa em 2020. O prejuízo total calculado é de R$ 435.000,00.

Os nomes das duas operações decorrem do modo eletrônico utilizado pelos criminosos para fraudar as contas. Enquanto lotter refere-se a usuários que se utilizam da internet para enganar os outros, aproveitando-se da boa-fé ou fragilidade de terceiros, botters são usuários que operam bots (robôs).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Veja também
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Anúncio
Anúncio
Anúncio